O líder do Partido Verde, deputado Edson Duarte (BA), fez um alerta no Plenário para novas manobras da bancada ruralista contra o Código Florestal Brasileiro. Ele chamou a atenção dos líderes partidários para a proposta que a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) pretende apresentar ao governo como opção para mudanças no Código.
“O que estão fazendo no Congresso Nacional é tentar desmontar o Código Florestal para adequar aqueles que descumpriram com a legislação. Essas investidas vão de encontro com aquilo que o governo Brasileiro está anunciando para Copenhague. O Brasil está recebendo aplausos internacionais porque tem metas, está exigindo que os outros países também tenham, só que o que está sendo encaminhado aqui dentro do Congresso Nacional é completamente contraditório, pois pressupõe mais desmatamento e destruição do que resta” alertou o líder do PV.
Edson Duarte ressaltou que “o que a senadora está apresentando é destruição total porque diz ela que é para preservar a Amazônia, mas permite desmatar completamente o Cerrado Brasileiro a Caatinga e outros biomas nacionais. Sabemos que ela tem uma posição firme de defender, equivocadamente, a produção agrícola em detrimento da proteção ambiental, quando nós sabemos que isso é perfeitamente compatível”.
A proposta da CNA prevê anistia a desmatadores até 2006, autoriza a recomposição de áreas sensíveis, como margens de rios, com espécies exóticas e prevê desmatamento zero na Amazônia e na Mata Atlântica. O projeto, no entanto, não inclui o Cerrado, foco de expansão da agropecuária, cujo desmatamento emite tanto CO2 quanto o da Amazônia.