Do Blog do Gabeira:
Pela primeira vez, acordo otimista para ir a Câmara. Acho que há condições de superar esta crise das passagens aéreas. Vou fazer uma proposta em três pontos e tenho esperança de que seja aprovada, a julgar pelas primeiras reações que tive esta madrugada.
No discurso da tarde, entrarei em detalhes. Mas os pontos são: derrubada da decisão da mesa que oficializa passagens para parentes: colocação do movimento de passagens na internet e, finalmente, além da devolução do dinheiro feita por alguns, adotar um plano de contenção de despesas que é uma forma mais racional e permanente de ressarcir a sociedade.
Se isto tudo for aprovado, terá valido a pena minha afirmação voluntária sobre as passagens (entrevista ao Josias de Souza), valido a pena ter passado por um corredor polonês, não foi o primeiro nem será o último, mas sobretudo valido a pena porque foi uma vitória da sociedade, no que tem de mais moderno, contra práticas superadas .
Escute o discurso de Gabeira na Câmara dos Deputados.
Me desculpe meu querido PV, mas fico em dúvida quanto a ética tão anunciada no meu partido! Sempre defendo com garras ferranhas o partido, mas quando ocorre um erro não vou baixar a cabeça e dizer que desculpo!!!!!!! Não DESCULPO, ERROU FEIO!!! Porém Gabeira continuará tendo o meu voto, não porque ele expôs seu erro.Já tive a oportunidade de ter olhado seus olhos e seu jeito de se apresentar as pessoas, eles me inspiram confiança, credibilidade e posso dizer uma certa segurança .Minha mãe sempre me disse: um erro vc pode suportar, vc pode até desculpar, porém dois é intolerável, inadimissível.E se vc persistir no erro é porque vc não vale nada!!!!!!!
Buscando atingir um pouco menos de “entusiasmo” do que o colega acima, busquei analisar a situação de forma bastante séria.
Primeiro, a distribuição de passagens aéreas pelos Deputados não infringiu nenhuma norma legal brasileira. A norma da Câmara dos Deputados dá o crédito de passagens aos Congressistas, no entanto, pelo que entendi, não elenca nenhuma norma ou padrão de como as passagens devem ser utilizadas, nem ao menos diz para que as passagens deverão ser utilizadas. Isso não quer dizer que não deva haver ÉTICA na utilização destas por partes dos nossos representantes eleitos.
O problema fundamental para mim não está na ação individual de cada Congressista que agiu de má fé em relação ao erário público, mas reside na falta de controle legal sobre a utilização dessas passagens, deixando a cada um a possibilidade de fazer o que bem entender com aquilo que recebeu devido a sua função de representante público para qual foi eleito.
Dessa forma, podemos perceber como ainda reside entre nós a herança portuguesa do PATRIMONIALISMO que não demonstra nenhuma preocupação em distinguir aquilo que é público do que é privado. E pior, isto está institucionalizado no Congresso Nacional, possibilitando aos Congressistas administrarem aquilo que é público para se beneficiarem individualmente.
Procuro também pensar em qual seria o papel da sociedade brasileira, dentro dessa discussão toda. Acredito que precisamos melhor conhecer o funcionamento das nossas ditas “Instituições Democráticas” para que possamos discutir qual a melhor forma de estruturarmos essas Instituições para que elas se voltem, de fato, aos interesses nacionais e do povo. Para que assim, elas cumpram o seu papel fundamental de representação e ação pública.
Claro que toda essa interpretação não isenta o nosso companheiro Fernando Gabeira de sua atitude, até certo ponto “legal”, mas em grande medida “antiética”. O que me deixou perplexo foi o fato de ver neste “escândalo” um grande arauto da ética e da boa postura política, Gabeira, envolvido, assim como tantos outros.
Mas acredito que grandes passos já foram dados desde então.
Assumir o erro publicamente e “passar pelo corredor polonês” das críticas de todos nós, não é para qualquer um, mas Gabeira fez isso de forma muito madura. Como homem público que é, assumiu o erro e expôs-se às críticas de todos aqueles que votaram nele e o admiram como político. E nisto, acredito que o nosso querido Deputado está de parabéns, pois são estas atitudes que o diferenciam dos demais parlamentares que habitam a Capital Federal.
Segundo, fazer um levantamento do que foi gasto “indevidamente” e dispôs-se a reembolsar o erário público é, no mínimo, a atitude que todos nós esperamos de alguém com tal envergadura política.
Em fim, concordo com a postura de Gabeira HOJE. Acho que ele buscou uma boa forma de agir diante do “erro” e que adquiriu, mesmo após o “erro”, uma boa forma de conquistar credibilidade para se posicionar contra os abusos que ocorrem no Congresso Nacional. Como alguém que “errou”, admitiu publicamente o erro, vem sofrendo críticas e até, possivelmente, perda de eleitorado, mas diante de tudo isso posicionou-se com o objetivo de por um fim em tais práticas, danosas à nossa Democracia.
Não o isento do “erro”, mas acredito que Gabeira vem buscando uma boa forma de corrigir sua culpa e agir como defensor da ética na política.
Afinal, como diria o nosso Grande Mestre: “Quem de vós nunca errou, atire a primeira pedra!”
Saudações Verdes a tod@s.
filipemelo85@gmail.com
Li que as passagens só deveriam ser usadas de fato e direito por parlamentares para uso próprio e a trabalho.Ou seja: Pagamos os impostos para eles irem trabalhar e não para passeio, farras com amigos/familia(as), pois eles tem seus salários e podem muito bem arcar com o custo de uma passagem.Existem vários ditados(sabedorias)populares que dizem:
“Você não pode empedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode,sim,impedir que façam um ninho em seu cabelo”
Digo e repito: Gabeira errou feio, porém continuo votando e acreditando nele e na sua forma de fazer política, na sua ética, acreditando no meu partido.Mas não devemos fechar os olhos para os erros, as omissões,os descasos, porque ” há remédio para tudo menos para a morte”.2010 tem eleição, as pessoas estão cobrando mais, exigindo mais, pois mais cedo ou mais tarde o grito que está dentro de cada um nós será único (BASTA!CHEGA!ABAIXO!) e com certeza o PV será um dos únicos partidos que irá sobreviver. E não vai demorar a acontecer!!!!!!