Cidade histórica do interior de Minas Gerais lotou salão com militantes e lideranças políticas para acompanhar o último seminário “CIDADES VERDES – ELEIÇÕES LIMPAS”.
No dia 06 de outubro, os verdes do município de Tiradentes (MG), se reuniram em um salão da Pousada Mãe D’água, no centro da cidade, para acompanhar a palestra comandada pelo jornalista, escritor e ex-deputado federal, Fernando Gabeira. O evento serviu também para a divulgação da carta compromisso “Cidades verdes – Eleições limpas”.
Elaborada pela Fundação Verde Herbert Daniel (www.fvhd.org.br), a cartilha visa unificar e estabelecer diretrizes condizentes com a ideologia e a tradição política do Partido Verde. Com isso, os colaboradores da Fundação Herbert Daniel e os dirigentes do Partido Verde desejam provar que é possível fazer política com ética e criatividade no Brasil.
A palestra
Às vésperas das eleições municipais, Fernando Gabeira apresentou sua última palestra pelo ciclo de seminários “CIDADES VERDES – ELEIÇÕES LIMPAS” na bela cidade de Tiradentes (MG).
Ainda animados com o bom desempenho do Partido Verde nas eleições locais, candidatos, militantes e lideranças políticas da região, acompanharam atentamente as orientações apontadas pelo palestrante sobre alternativas criativas para os principais problemas enfrentados nas cidades brasileiras.
Logo no início de sua apresentação, Gabeira falou sobre seu carinho pela cidade e disse que isso o motivou, mesmo com uma agenda apertada de compromissos, a realizar mais uma apresentação no município de Tiradentes (MG).
No decorrer de seu discurso, o palestrante destacou o bom aproveitamento da cidade em suas vocações econômicas e que, no sentido da economia criativa, Tiradentes serve de modelo para outras cidades brasileiras: “Tiradentes não tem esse problema de se reinventar, por que já é uma cidade reinventada. Ela soube aproveitar suas vocações e, por esse motivo, conseguiu uma posição de destaque na região”, afirmou.
O jornalista apontou que, apesar dos notórios avanços percebidos no município de Tiradentes nos últimos anos, existe um potencial inexplorado no sentido de influenciar outras cidades próximas do município como São João Del Rei e Prados, para a criação de um grande pólo turístico com inúmeras características: “A musicalidade, as cavalgadas pelo interior e outras manifestações culturais, são descobertas importantíssimas para aqueles que querem conhecer um pouco mais do Brasil, até mesmo sobre outras épocas do nosso país”, disse.
Gabeira salientou que essa ação, em parceria com cidades próximas pode ir além e beneficiar outros setores da economia: “As compras da prefeitura, quando feitas em conjunto com outras cidades, aumentam o seu poder de negociação, tanto no aspecto financeiro quanto no de produção. Podemos como exemplo, reduzir o valor dos medicamentos adquiridos pelas prefeituras dessas cidades e exigir, do fornecedor, que estes e outros produtos, sejam produzidos da maneira mais adequada ecologicamente”, disse.
Outro tema bastante explorado no evento diz respeito à preocupação que os futuros políticos devem ter com a saúde de sua população. De acordo com Gabeira, “todo político deveria visitar um hospital público, ao menos uma vez, para entender os problemas enfrentados pelas pessoas, sobretudo a população mais carente, quando precisam aguardar dias, e até mesmo meses, para serem atendidas enquanto suas doenças progridem”, destacou. Ainda sobre saúde, o jornalista salientou a importância de se investir em saneamento básico e observar a qualidade da água que a população consome: “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dólar investido em saneamento básico, quatro dólares são economizados na saúde”, concluiu.
O palestrante prosseguiu apontando caminhos e alternativas para os demais temas previstos no seminário, como: educação, mobilidade urbana, inteligência coletiva, humanização das cidades, preservação do meio ambiente, entre outros. Ao encerrar sua palestra, Gabeira se despediu agradecendo a atenção dos convidados e a colaboração dos organizadores do evento.
Também discursaram no seminário, lideranças do Partido Verde de Minas Gerais e da Fundação Verde Herbert Daniel.
FVHD