O Partido Verde, através de sua direção nacional reunida online, na quinta -feira (10) fechou questão contra o chamado “distritão” que vem sendo debatido no Congresso Nacional.
Conforme ressaltado pela líder na Câmara, Deputada Leandre – PV PR, o distritão, ao invés de aproximar as pessoas através da participação política, desestimula a participação e aumenta as desigualdades pois os eleitos tendem a sair das áreas mais populosas, prejudicando a representação de pequenas regiões.
A mudança beneficiaria os candidatos com maior poder econômico e já conhecidos do grande público, capazes de atrair grande número de votos, em detrimento de candidatos novos ou representantes de minorias, por exemplo. A sociedade clama por renovação na política e no Congresso Nacional!
Nenhum país de tradição democrática adota este sistema. Foi tentado no Japão, sem sucesso pela exacerbação do clientelismo e da corrupção. Apenas Jordânia, Afeganistão e Vanuatu o adotam.
Quando se fala que o distritão é um bom sistema, pois garante a eleição dos mais votados, cabe perguntar para onde vai o voto de milhões de eleitores que votaram em nomes que não se elegeram. Seriam simplesmente jogados fora”, escreveu em artigo à Folha de S. Paulo o cientista político Jairo Nicolau, professor da UFRJ.