Do jornal O Estado de S. Paulo:
O deputado Fernando Gabeira (PV-SP) visitou ontem a Terra Indígena Raposa Serra do Sol para verificar como está sendo realizada a retirada da população não-indígena. Acompanhado por dois deputados de Roraima, Márcio Junqueira (DEM) e Maria Helena Veronese (PSB), à noite ele iria se reunir com o governador José de Anchieta (PSDB) para pedir a instalação imediata de uma comissão de apoio, que teria a tarefa de examinar os recursos que as pessoas precisam para deixar a região e oferecer ajuda, especialmente para o transporte de seus bens. “É preciso que a saída seja a mais tranquila possível, evitando confrontos posteriores”, afirmou.
O deputado também disse que está na região para aprender, conhecer os erros e tentar evitar que se repitam em outros processos de desapropriação para a criação de terras indígenas.
Ele também quer reunir elementos para o debate criado recentemente na Câmara, com a apresentação de um projeto de lei que transfere da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Congresso a responsabilidade pela criação de novos territórios para os índios. “Aqui em Roraima, a questão parece ter sido reduzida praticamente a se definir quanto custa, qual o valor da indenização. Eu pago e você vai embora. A saída poderia ter sido mais suave. É preciso mais apoio para as pessoas que saem. A vantagem para o governo seria evitar o conflito, que é sempre ruim. Se tivéssemos uma política voltada para a retirada organizada, planejada, sem conflitos, reduziríamos os gastos com segurança, Polícia Federal, etc.”