O deputado federal Dr. Aluízio , candidato do Partido Verde, foi eleito neste domingo (7) o novo prefeito de Macaé, no Norte do Rio de Janeiro.
Segundo a Justiça Eleitoral, Dr. Aluízio recebeu 70.693 votos, o que equivale a 65,62% do total de votos válidos.
“Nós conquistamos a população de Macaé e lutamos com as pessoas que querem construir uma sociedade melhor. Essa vitória não é minha, é de Macaé. Hoje Macaé tem uma sociedade livre, baseada na solidariedade, respeito e valorização das pessoas. Estamos construindo uma nova história”, disse Dr. Aluízio em seu primeiro discurso após a vitória.
O deputado estadual Christino Áureo (PSD) ficou em segundo lugar, com 30.391 votos, o que corresponde a 28,21% dos votos válidos.
(Veja apuração completa das eleições em Macaé)
Essa não foi a primeira vez que Dr. Aluízio (PV) tentou a eleição para prefeito de Macaé. Em 2008 ele se candidatou pela primeira vez, mas ficou atrás do então prefeito Riverton Mussi (PMDB) e da vice Marilena Garcia (PT). Dessa vez, Aluízio contou com a aliança do Partido dos Trabalhadores na sua chapa, tendo como vice o vereador Danilo Funke (PT).
Desde o início da campanha eleitoral, Dr. Aluízio apresentou a maioria das intenções de votos nas pesquisas. Durante o processo eleitoral teve a imagem da Presidenta Dilma associada à sua campanha e tentou firmar oposição à atual administração da cidade.
As principais bandeiras do candidato estão ligadas ao desenvolvimento sustentável e à saúde.
Biografia
Aluízio dos Santos Júnior nasceu em 1968, tem 44 anos, é casado com Vera Ladeira dos Santos e tem três filhos. É nascido em Macaé e filho do cirurgião dentista do Sindicato dos Ferroviários, Aluízio dos Santos e da servidora pública Maria Izabel.
Aluízio é médico neurologista e neurocirurgião e atualmente exerce o primeiro mandato como Deputado Federal. Desta vez, ele esteve na disputa pela Prefeitura pela coligação ‘Coragem para mudar’, da qual fazem parte os partidos PT, PSC, PHS, PV, PPL e PC do B. A estimativa de gastos declarada pelo candidato para a campanha foi de R$ 6 milhões.
Em 2010, Doutor Aluízio foi eleito o Deputado Federal do Partido Verde mais votado no estado do Rio.
Campanha
Durante a campanha, Dr. Aluízio enfrentou algumas críticas dos demais candidatos. Ainda na conformação da coligação, foi criticado por ter feito alianças com vereadores que foram do campo da atual administração do município. Durante a campanha foi questionado pela veiculação da propaganda eleitoral na televisão e sobre a gestão à frente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé. Também, por não ter participado de debate entre candidatos na reta final da campanha.
Ele e o vice Danilo Funke, no entanto, se colocaram no campo de oposição ao atual prefeito do município. Tocaram em pontos como saneamento básico e criticaram a aplicação dos recursos da saúde na cidade. Também, os baixos índices de desenvolvimento social.
Na campanha ele escolheu as sextas-feiras para realizar caminhadas nos bairros. Participou de reuniões com empresários, comerciantes, lideranças religiosas, universidades, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, que ofereceram contribuições e apoio.
A campanha de Dr. Aluízio (PV) foi encerrada na quarta-feira (3), com comício na Avenida Rui Barbosa. Estiveram presentes os deputados federais Benedita da Silva (PT/RJ), Alfredo Sirkis (PV/RJ), Alessandro Molon (PT/RJ), Protógenes Queiroz (PC do B/SP) e Hugo Leal (PSC/RJ). Os senadores Lindbergh Farias e Eduardo Suplicy, ambos do PT, também ofereceram apoio.
Propostas
Algumas propostas do candidato foram firmadas por meio de nove cartas compromisso apresentadas durante a campanha, com os temas: universalização do ensino médio na área da educação; realização de cirurgias cardíacas e para correção da obesidade mórbida, assistência oncológica e ampliação da rede de postos PSF, na área da saúde; universalização da distribuição de água e da coleta de esgoto, no saneamento básico; elaboração do plano integrado de mobilidade urbana e logística, prevendo a criação do arco viário, na área da mobilidade urbana; reduzir o déficit habitacional e promover uma gestão eficiente.
Resultado completo da eleição em Macaé
Dr Aluízio (PV): 70.693 (65,62%)
Christino Áureo (PSD):30.391 (28,21%)
Pastor Nilson (DEM): 4.271 (3,96%)
Mateus Ribeiro (PSTU): 1.416 (1,31%)
Júnior do Transporte (PPS): 595 (0,55%)
Rafael da Anunciação (PSOL): 372 (0,35%)
Brancos: 4.037 (3,40%)
Nulos: 6.844 (5,77%)
Abstenção: 25.425 (17,65%)
Fonte : G1