Em mais uma sessão do Parlamento do Mercosul, ocorrida nesta segunda e terça-feira, o deputado federal José Paulo Tóffano (PV-SP) ocupou a tribuna em Montevidéu para abordar questões ambientais. O parlamentar citou problemas que o planeta vem enfrentando em função do consumismo e sugeriu que governos adotem uma espécie de “licitação verde” na hora de comprar produtos ou contratar serviços.
“O rápido esgotamento dos recursos naturais vem provocando catástrofes e custos de reparação jamais vistos na história. Necessitamos de mudança nos padrões de consumo, com os governos induzindo o consumo consciente”, discursou. Para o deputado, que é presidente da Representação Brasileira no Parlasul, o meio ambiente em nível mundial precisa ser olhado com um cuidado maior.
Após a argumentação, o parlamentar apresentou uma recomendação aos países do bloco. “Estou pedindo que se coloque em discussão dispositivos que tragam privilégios a produtos oriundos de processos produtivos ambiental e socialmente responsáveis”. Segundo ele, a medida já foi adotada em municípios do Estado de São Paulo, como em sua cidade, Jaú, onde legislação parecida foi aprovada há poucas semanas. (Assessoria do deputado)
Esta na hora de pararmos de consumir por indução.
Moro numa regiao onde passa o rio da Antas em Bento Gonçalves, RS. Sempre depois da cheia, as margens do rio ficam brancas de plastico. A paisagem fica pesada e extremamente suja.
Esta na hora de encaminharmos uma campanha para não ao consumo do plastico. Voltar-mos a trocar as garrafas de vidro nos mercados, como era feito antigamente. A total proibição da confecções de sacolas de plastico.
Se continuarmos consumindo do jeito que estamos o planeta vai exaurir sua capacidade de renovação.