A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou nesta quarta-feira,11, o Projeto de Lei 7879/17, relatado pela deputada Leandre (PV-PR), que permite que os conselheiros tutelares sejam reconduzidos ao cargo pelo número de vezes que a população desejar. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que rege o papel do Conselho Tutelar, e só permitia uma única recondução. Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e pelo Senado Federal.
Na apresentação do relatório, a deputada Leandre explicou os benefícios que a mudança deve gerar “O objetivo maior da proposta, é evitar que o Conselho Tutelar perca, periódica e obrigatoriamente, seus melhores e mais experientes quadros”, justificou ela.
As eleições para o cargo de conselheiro tutelar ocorrem a cada quatro anos. Entre os requisitos para preencher a vaga, o candidato precisa comprovar idoneidade moral; ter no mínimo 21 anos e ter residência própria na cidade onde pretende atuar.
Fonte: Bancada Verde