Estudantes, jornalistas, militantes e lideranças políticas da região lotaram as dependências da casa para acompanhar a palestra sobre alternativas inteligentes para problemas contemporâneos.
No dia 03 de setembro, segunda-feira, na Câmara Municipal de Campo Grande, o jornalista, ex-deputado federal e escritor, Fernando Gabeira, discursou para uma platéia de aproximadamente 500 pessoas em evento que está percorrendo várias cidades brasileiras, nas diversas regiões.
O seminário “CIDADES VERDES – ELEIÇÕES LIMPAS” foi palco de discussões sobre soluções alternativas para diversos desafios enfrentados nas grandes cidades brasileiras, como: saúde, educação, segurança, economia, mobilidade urbana, preservação do meio ambiente e inclusão digital. O evento serviu também para a divulgação da carta compromisso “Cidades verdes – Eleições limpas”.
Elaborada pela Fundação Verde Herbert Daniel, a cartilha visa unificar e estabelecer diretrizes condizentes com a ideologia e a tradição política do Partido Verde. Com isso, os colaboradores da Fundação Herbert Daniel e os dirigentes do Partido Verde desejam provar que é possível fazer política com ética e criatividade no Brasil.
Em seu discurso, dentre os temas previstos no seminário, mereceu destaque as alternativas apontadas pelo palestrante para a área de saúde. Segundo Gabeira, cometemos erros no Brasil que precisamos aprender com eles. Entre os principais desafios que devem ser encarados com urgência, o palestrante destacou a necessidade de priorizar os investimentos em saneamento básico nos municípios brasileiros: “os políticos não gostam de fazer obras que não apareçam, obras por baixo da terra”, disse.
De acordo com Gabeira, em muitos países, os problemas com saneamento básico já foram sanados desde o século XIX (dezenove). No Brasil, ainda convivemos com problemas gravíssimos de saneamento. Em muitas cidades, até mesmo em algumas capitais, ainda não conquistamos a universalização desse serviço. De acordo com o palestrante, não há como pensar em uma melhoria na saúde da população sem antes resolver essa questão. “Eu tenho vergonha da nossa geração de políticos. Nós estamos mandando desde a democratização e não e resolvemos o problema”, afirmou.
Gabeira também ressaltou que é importante pensar em saúde de uma maneira mais ampla: “Seria interessante que nossos candidatos e as pessoas interessadas em conhecer um pouco do mundo, passassem umas noites no hospital público ou algumas horas numa emergência de um hospital público. Aí elas vão saber como as coisas acontecem”, disse.
O palestrante destacou que a saúde púbica não se esgota aí, e que nós temos uma série de possibilidades para evitar que as pessoas cheguem aos hospitais, “daí a importância de um programa de saúde preventivo, mas não é só isso, é importante também, uma política que estimule a bicicleta como veículo urbano que, além de não emitir gases do efeito estufa, colabora com a saúde de quem pedala”, afirmou.
Gabeira salientou a importância de disponibilizar em nossas praças públicas, espaço destinado à prática de atividades físicas – academias abertas – para que a nossa população, principalmente a idosa, possa se exercitar.
A preocupação com a água também foi discutida: “grande parte das doenças das pessoas vêm do consumo de água contaminada. É necessário que a gente garanta uma água de qualidade para todo mundo”, disse. De acordo com Gabeira, preservar nossos mananciais e construir uma rede de saneamento de qualidade, são fatores determinantes para que tenhamos água de qualidade à disposição das pessoas.
Explorando outros temas previstos no seminário o palestrante seguiu até as perguntas abertas ao público. Ao encerrar o dialogo com as pessoas presentes, Gabeira se despediu agradecendo os organizadores e a atenção do público que acompanhou sua palestra.
Também discursaram no evento, lideranças da Fundação Verde Herbert Daniel, do Partido Verde Nacional e do Partido Verde de Campo Grande (MS).
Componentes da Mesa:
· Secretário Nacional de formação do Partido Verde e diretor técnico da Fundação Verde Herbert Daniel, José Paulo Toffano.
· Presidente Regional do PV Mulher, Marilda Inácio de Lima Bastos.
· Presidente Regional do PV Jovem, Charlin Castro.
· Vice-Presidente do Partido Verde de Mato Grosso do Sul, Tito Lívio Canton.
· Vice Presidente Nacional do Partido Verde, Eduardo Brandão.
· Vereador e Presidente da Executiva Regional do Partido Verde, Marcelo Bluma.
Fonte : FVHD