O líder da bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Edson Duarte (BA), protestou nesta quarta-feira, 7, contra o adiamento da votação do projeto Ficha Limpa. O PV foi uma das legendas partidárias que assinou requerimento do DEM apoiando o pedido de urgência na aprovação da proposta de iniciativa popular. A medida permitiria que a matéria fosse votada em Plenário e não retornasse para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Precisávamos votar esse projeto e não protelar e impedir essa conquista do povo brasileiro”, protestou Duarte. O PSDB, PSC, PHS, PSol e PPS também apoiaram a iniciativa, no entanto outros partidos se negaram a assinar e o requerimento não foi aprovado.
Semana passada a Executiva Nacional do PV aprovou resolução que impede candidatura de políticos com ficha suja na legenda. A medida antecipa à decisão do projeto que tramita no Congresso e já vale para as próximas eleições.
“O impedimento do ficha suja é extremamente necessário para acabar com o sentimento de impunidade. Ficha suja não tem vaga no PV. Todo partido político deveria fazer o mesmo, é o mínimo em favor da sociedade”, ressaltou Edson Duarte.
A votação do Ficha Limpa deverá ficar para o mês de maio. Para que possa valer nas eleições de outubro, precisa ser aprovado pela Câmara e Senado, e sancionado pelo presidente da República até junho.