A bancada do PV na Câmara e o Partido Verde tomaram uma série de providências visando impedir os riscos de um eventual acidente nuclear no Brasil nas usinas de Angra dos Reis. Os verdes enviaram à presidente Dilma Rousseff requerimento de indicação cobrando a reavaliação do funcionamento de Angra 1 e 2 e a sustação da continuidade das obras de Angra 3. A bancada também encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF) representação pedindo providências para que suspenda as atividades de Angra 2, que funciona sem licença. Foi pedido, ainda, ao MPF e ao IBAMA um levantamento dos licenciamentos de todas as usinas.
O líder do partido, deputado Sarney Filho (MA) e o presidente nacional do PV, José Luiz Penna (SP), apresentaram projeto de decreto legislativo (PDC 26/11) na Câmara dos Deputados propondo a suspensão da resolução do Conselho Nacional de Política Energética que determinou a retomada da construção de Angra 3.
Sarney Filho reiterou que o PV, como boa parte da sociedade, sempre se posicionou pelo uso de fontes de energia seguras, baratas, modernas, que não causam impacto ambiental. “Por isso, sempre fomos contra o uso da energia nuclear e questionamos o Programa Nuclear Brasileiro. Em várias oportunidades dissemos que a atividade nuclear é cara, perigosa e ultrapassada”, afirmou.