Senhor Presidente
Senhoras e Senhores Deputados
Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o Estado de Israel pelos seus 61 anos e registrar uma reflexão em relação ao posicionamento do Irã em relação a Israel.
Indignados com as declarações inflamatórias feitas por Mahmoud Ahmadinejad, Presidente do Irã, na Conferência das Nações Unidas sobre o Racismo, em Genebra, em abril deste ano, manifestamos nossa posição sobre sua visita ao Brasil.
Desde que eleito em novembro de 2005, o Presidente Ahmadinejad continua permitindo a violação dos direitos humanos naquele país. Em março de 2006 a polícia acusou, espancou e dispersou homens e mulheres que se reuniram em um parque de Teerã para comemorar o Dia Internacional das Mulheres. Um alto membro do clero do Irã, Hojatolislam Gholam Reza Hassani, afirmou que as mulheres pegas sem véu deveriam morrer. Em 2008 oito mulheres foram condenadas à morte por apedrejamento, um método doloroso e de morte lenta, após terem sido julgadas culpadas de adultério.
As minorias religiosas sofrem perseguição por parte das autoridades iranianas. Os bahá’is, por exemplo, são considerados “infiéis desprotegidos” pelo governo. Eles têm enfrentado aprisionamento, execução, confisco de propriedades, e a eles é negado o acesso à educação, emprego, direitos e liberdades civis. Desde o início de 2008, sete líderes da comunidade Bahá’is estão presos na prisão Evin, sem direito a advogados e tendo recebido até o momento apenas uma visita de membros de suas famílias.
De acordo com a Anistia Internacional, em 2008, o Irã é o único país do mundo a executar menores infratores, executando oito crianças naquele ano, mesmo sendo membro da Convenção dos Direitos das Crianças. Desde 2005, 26 crianças com menos de 18 anos foram executadas no Irã, e há 134 menores em prisões, esperando para serem executados.
O Irã relatou em 2002 que estava enriquecendo urânio em laboratórios. Este tipo de combustível pode ser utilizado tanto com o fim de se obter energia como para fabricação de bombas atômicas. O Irã tem utilizado do desenvolvimento de sua tecnologia nuclear para fins militares, o que é uma ameaça iminente aos países vizinhos naquela região e a todo o mundo. Desde então, vários países e a ONU sancionaram o programa nuclear do país chegando o Conselho de Segurança da ONU a aprovar por unanimidade cinco resoluções, com a adesão do Brasil me 2007, sendo três delas acompanhadas de sanções devido à recusa do país em interromper o programa. Mesmo assim o país continua com seu programa nuclear oculto desrespeitando as sanções e solicitações.
Inúmeras vezes o Presidente do Irã declarou abertamente que Israel deveria ser “varrido do mapa” e negou o Holocausto chegando a realizar, em dezembro de 2006, uma Conferência de Negação do Holocausto. Atualmente, na esfera internacional, a atenção que é dada ao Irã diz respeito a seu objetivo de obter armas nucleares, seu apoio a grupos terroristas globais, e suas chamadas constantes à destruição do Estado de Israel. Mahmoud Ahmadinejad se opõe abertamente ao processo de paz no Oriente Médio e tem afirmado e declarado publicamente a destruição do Estado de Israel. Apóia também as organizações terroristas como o Hamas, na Faixa de Gaza, que se opõe a Autoridade Palestina e que não aceita o direito de existir de Israel, e o Hezbola no Líbano, usado para desestabilizar o governo libanês legítimo.
Desde a criação do Estado de Israel o Brasil tem relações bilaterais muito boas a benefício de ambos os povos. Lembramos com orgulho o importante papel do nosso diplomata Osvaldo Aranha na criação do Estado Judaico e destacamos a importância de nos aproximarmos do Estado de Israel e aproveitar de seus avanços tecnológicos nos campos de saúde, indústria, administração de águas, agropecuária, etc.
Respeitamos muito o povo Iraniano e sua cultura milenar. No entanto, um convite ao Sr. Ahmadinejad neste momento não é adequado e atrapalha a imagem e posição do Brasil como defensor dos Direitos Humanos e busca pela paz.
DR. TALMIR RODRIGUES
Deputado Federal PV/SP
Presidente do Grupo Parlamentar Brasil- Israel