A organização e a logística da Conferência Mundial do Meio Ambiente – Rio + 20 -foi tema do encontro, no dia 19, do Secretário Nacional da Organização da Rio+ 20, ministro do Itamaraty, Laudemar Aguiar, com o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da Subcomissão da Rio+20 da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, deputado Sarney Filho. Na reunião, o deputado defendeu a participação efetiva da sociedade nos debates que ocorrerão em junho, no Rio de Janeiro. “A Conferência será o maior evento mundial deste começo de século”, afirmou Sarney Filho.
O secretário nacional informou que o evento, desta vez, não ficará concentrado em um único espaço, como na Rio-92. As atividades estarão dividas entre a Cidade do Rock, o Autódromo, o Pier Mauá e poderá ser incluída uma estrutura na Quinta da Boa Vista. “Estamos empenhados, também, para que a sociedade civil possa participar de forma mais efetiva dos trabalhos. Dessa forma, estaremos corrigindo um dos problemas da edição anterior no Brasil”, afirmou Laudemar Aguiar.
Acompanharam o secretário nacional à reunião com Sarney Filho os diplomatas Felipe Siqueiros, Márcia Loureiro e Patrícia Oliveira Lima.
Ainda de acordo com o ministro, estão sendo esperados 100 chefes de Estado e 50 mil participantes. Mais de cinco mil jornalistas deverão ser credenciados.
“Queremos fazer da Rio+20 a mais sustentável e participativa entre as conferências já realizadas “ explicou o ministro. Nesse sentido, as discussões e os pronunciamentos da conferência serão transmitidos em tempo real para o mundo inteiro.
Sarney Filho destacou o empenho da Frente Ambientalista e da Subcomissão que preside de mobilizar a sociedade para a discussão dos temas que serão tratados durante a cúpula mundial. Ele citou os encontros regionais que estão ocorrendo, com o objetivo de elaborar um texto como contribuição dos parlamentares e da sociedade para o encontro mundial.
Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho