Em mais uma sessão do Parlamento do Mercosul, ocorrida nesta segunda e terça-feira, o deputado federal José Paulo Tóffano (PV-SP) ocupou a tribuna em Montevidéu para abordar questões ambientais. O parlamentar citou problemas que o planeta vem enfrentando em função do consumismo e sugeriu que governos adotem uma espécie de “licitação verde” na hora de comprar produtos ou contratar serviços.
“O rápido esgotamento dos recursos naturais vem provocando catástrofes e custos de reparação jamais vistos na história. Necessitamos de mudança nos padrões de consumo, com os governos induzindo o consumo consciente”, discursou. Para o deputado, que é presidente da Representação Brasileira no Parlasul, o meio ambiente em nível mundial precisa ser olhado com um cuidado maior.
Após a argumentação, o parlamentar apresentou uma recomendação aos países do bloco. “Estou pedindo que se coloque em discussão dispositivos que tragam privilégios a produtos oriundos de processos produtivos ambiental e socialmente responsáveis”. Segundo ele, a medida já foi adotada em municípios do Estado de São Paulo, como em sua cidade, Jaú, onde legislação parecida foi aprovada há poucas semanas. (Assessoria do deputado)