O deputado Edson Duarte (PV-BA), disse em entrevista a Rádio Câmara que a legislação ambiental não pode ser considerada a grande inimiga do setor produtivo. Em defesa do segmento, o ambientalista em seus argumentos sobre a possibilidade de estadualização dessas leis, disse que a questão está sendo tratada de forma equivocada e provocando um contrassenso.
“A preocupação com o equilíbrio e a sustentabilidade do planeta não tem nada de romântico, é uma questão da garantia da produção de alimentos e da sobrevivência da humanidade hoje, não estou nem falando para o futuro” afirmou. O deputado disse que, nunca em nenhum momento da história do nosso Brasil a legislação ambiental impediu que qualquer atividade econômica se estabelecesse, se desenvolvesse e crescesse. “O que dificultou a atividade econômica foram outros fatores como créditos, falta de assitência técnica, instabilidade econômica” argumentou Edson Duarte.
O deputado disse que é contrário a estadualização das leis. “Não se pode tratar da legislação ambiental por estado porque o grande risco é termos em cada estado dentro da circusntância de quem está governando e tem poder político de controle, fazer a lei ao seu modo, e aí sim teríamos 27 brasis dentro da mesma nação”, analisou.
Edson Duarte ainda alerta o governo brasileiro e o setor produtivo para a imagem negativa construínda diante dos ataques ao meio ambiente. “Se o governo brasileiro e o setor produtivo nacional não passarem uma imagem de que querem produzir preservando também os recursos naturais, nós poderemos ter retaliações e boicotes internacionais a produtos nacionais por conta da agressão ambiental, aí sim nós teremos prejuízo. O Brasil pode vender uma imagem agregada a seus produtos produzidos dentro de um padrão de equlíbrio ambiental, respeito ao trabalhador, respeito social, isso daria um diferencial para o mundo e o Brasil que tem autoridade para fazê-lo por conta da Amazônia. Há espaço para todos não há necessidade de desmatar mais nada” afirmou. (Ass. Imp. Liderança do PV na Câmara)