O presidente da CMA¬DS, Sarney Filho (PV/MA), registrou na última reunião da comissão os 25 anos do acidente com o Césio 137, ocorrido em Goiânia. Ele anunciou que no dia 28 haverá uma manifestação das vítimas do acidente na Capital.
O acidente ocorreu quando catadores de lixo descobriram um aparelho de radioterapia abandonado. A cápsula que continha o césio foi aberta e várias pessoas tocaram no material. São quatro mortos segundo dados oficiais, mas a Associação das Vítimas do Césio 137 aponta que nesses 25 anos, 104 pessoas tenham morrido e cerca 1,6 mil afetadas de forma direta.
“As vítimas do Césio ainda hoje têm dificuldades em serem reconhecidas pelo Estado. E lhes falta o devido amparo, uma vez que cabe ao Estado, através do Conselho Nacional de Energia Nuclear – CNEN, a responsabilidade pelo setor”, afirmou o parlamentar.
Em seu discurso no Plenário da Câmara, Sarney Filho reconheceu que acidentes com material radioativo podem voltar a ocorrer no País. Segundo o deputado relatório aprovado pela CMADS, sobre fiscalização nuclear demonstrou que as 18 mil fontes radiativas do País não estão sendo fiscalizadas pelo Governo.
“Para nós do Partido Verde fica a missão de denunciar, cobrar e agir, para que os instrumentos de controle e fiscalização sobre o setor, inclusive no que diz respeito à utilização da energia nuclear, sejam repensados e redefinidos, a exemplo do que vem ocorrendo em outros países – estes, sábia e simplesmente, estão abolindo o uso da energia nuclear” finalizou Sarney Filho.
Fonte : CMADS
Os gafachos por Arnaldo Jaborpor Ote1vio em 29/01/2005 21:37O Thiarlles que me perdoe, mas tive que plubicar esse artigo que ele me passou via MSN:Piada de Portugueas e de Gafacho!Todo mundo sabe que os sujeitos mais comuns nas piadas contadas por todo o Brasil ou se3o portugueses ou se3o gafachos. Mas poucos sabem o porquea! As origens este3o na nossa histf3ria e na psicologia humana. Vamos comee7arpelos portugueses! Eles se3o estereotipados como completos idiotas. Os portugueses colonizaram o Brasil por mais de 300 anos. Eles chegaram no Brasil, levaram todas as nossas riquezas, ignoraram os nossos interesses, e, ainda por cima comiam as nossas edndias nativas e as negras trazidas para ce1.Que imagem nf3s poderedamos criar deles? O que poderedamos falar deles hoje em dia? Sere1 que poderedamos dizer:- Oh! Eles descobriram o Brasil. Eles se3o nossos herf3is!Claro, que ne3o! Depois de tudo que eles fizeram, sf3 podem ser herf3is’ nas nossas piadas. Nos resta chame1-los de tontos e estfapidos. Mas de idiotas eles ne3o tem nada. Por um grande peredodo da histf3ria, o impe9rio Portugueas foi te3o forte quanto fora o Impe9rio Romano e o quanto e9 atualmente o Impe9rio Americano ..E os gafachos ?Assim como os portugueses, os gafachos colonizaram o Brasil. O povo gafacho tem tradie7e3o e histf3ria. Os gafachos se3o guerreiros, formaram a sua prf3pria Repfablica! Encabee7aram uma revolue7e3o que acabou com a Republica Velha do cafe9 com leite e introduziu o Estado Novo. A maior parte dos presidentes e ditadores brasileiros foram gafachos. O povo gafacho e9 o mais politizado e o seu Estado o de melhor qualidade de vida, ale9m do atual melhor jogador do mundo ser Gafacho.Em todos estados brasileiros existem gafachos bem sucedidos. Ale9m de colonizar e desenvolver todos os estados por onde passam, os gafachos trae7am as mulheres que ali habitam. Os gafachos pf5em chifre nos machos locais e deixam as suas mulheres apaixonadas.As cariocas, catarinenses, paranaenses, paulistas, mineiras, cearenses adoram um gafacho, e, o que resta para eles (os cariocas, catarinenses, paranaenses, paulistas e mineiros )? Ale9m de manter lustrado o par de chifres, resta a eles inventarem piadas de gafacho, onde os gafachos se3o estereotipados como veados, para seu deleite e prazer.Portanto gauchada, tenham um pouco de piedade, esta e9 a fanica alegria dos ne3o gafachos. Enquanto eles se divertem em alguma roda inventando e contando piadas de gafacho, as suas me3es, irme3s ou namoradas se divertem com um gafacho.Gafachos de todo o Brasil, convene7am-se de uma coisa, eles ne3o sabem como fazer uma mulher feliz, mas tem bastante criatividade para fazer piada.Divirtam-se ente3o com as piadas e satisfae7am as mulheres dos ne3o gafachos invejosos.O RIO GRANDE DO SUL Nc3ƒc6’O c9 UM ESTADO, c9 UM PAe18dS