Mais um sábado de discussões e formação política verde em Salvador. Na quinta edição do projeto Salvador na Roda, o diretório municipal do Partido Verde trouxe o saneamento da capital e colocou no meio da roda, no auditório da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia às 14 horas.
De acordo com Joao Oliveira, da Superintendência de Meio Ambiente e membro da coordenação da Plano Municipal de Saneamento de Salvador, a cidade não renovou seus quadros técnicos na gestão municipal, o que reduz significativamente o poder de ação no âmbito do saneamento. Além disso erros técnicos do passado refletem hoje quando, por exemplo, grande parte das redes de coleta de esgoto são lançadas diretamente galerias de drenagem pluvial da cidade.
Já o Professor da UEFS, Eduardo Cohim acredita que só poderemos avançar quando houver uma mudança conceitual na gestão do saneamento. Durante sua apresentação Cohim mostrou que o uso e ocupação do solo em Salvador avançou exponencialmente nos últimos 60 anos, acarretando problemas de toda ordem, ocasionados pela impermeabilização do solo e pelo adensamento demográfico da capital. “Pensar em saneamento é pensar em um sistema fechado, onde um rejeito vira insumo”, declarou Cohim.
Para André Fraga, Presidente Municipal do PV em Salvador, é essencial que as unidades de planejamento e gestão oficiais sejam consideradas as micro bacias hidrográficas da cidade.
Durante o debate Joao Oliveira fez um comentário que representa bem a situação do PV em Salvador: “Quando estive na primeira vez no PV, em 2007, pensei comigo ‘isso aqui parece um museu’. Essa semana estive novamente lá, e me encantei pelo envolvimento das pessoas, pela dinâmica nova que o PV vive, debatendo, discutindo, se encontrando”.
Cohim aproveitou e também falou do PV: “ O Partido Verde têm uma responsabilidade enorme para com esse novo momento, em que paradigmas se esgotam e novas formas de pensar emergem. O PV não deve abrir mão de ser o ponta de lança da revolução da sustentabilidade”.
A sistematização das ideias discutidas durante o debate comporá o Programa do PV para Salvador, a ser apresentado para a sociedade soteropolitana em 2012.
Fonte : PV Salvador