Com a eleição de seis prefeitos na Grande São Paulo, o PV desponta neste ano como a terceira força da região. A legenda, que hoje comanda 1 das 38 cidades ao redor da capital, cresceu tomando prefeituras do PT e do PSDB.
“Vencemos em cima da polarização deles mesmo. Eles estavam desgastados e aproveitamos o desgaste”, diz o presidente estadual do PV, Marco Antônio Mroz, que já fala em “cinturão verde”.
O dirigente destaca o fato de os eleitos serem “lideranças novas”. Apesar disso, eles não são oriundos do movimento ambientalista. “O programa do PV não é só ambiental”, afirma Mroz, que garante ter feito uma “triagem” antes de aceitar as filiações.
O caso mais emblemático foi o de Diadema, onde bateu o grupo político do PT, que estava havia 30 anos no poder. O eleito Lauro Michels saiu do PSDB, porque a sigla não concordava com a candidatura. A tucana Maridite, terceira colocada, teve de apoiá-lo no segundo turno.
Situação semelhante ocorreu em Jandira. O prefeito eleito Gê era um petista histórico que não recebeu apoio para ser candidato. A atual administração é do PSDB.
Na região, a sigla apresentou dez candidaturas próprias e apoiou, nos outros municípios, dez partidos diferentes. Em quatro se aliou ao PT e, em seis, ao PSDB.
O PV vai administrar cidades que, juntas, têm 733 mil eleitores. O PMDB, com seis prefeitos, terá sob responsabilidade 385 mil eleitores.
Folha de São Paulo
O PV esta bem baseado na questão ambiental. Avançar no social e econômico será com o novo. Parabéns aos eleitos e militância. Abs. Beaco Vieira. PV- SC.
Reconhecendo a importância de “novos ares”, e também acreditando na seriedade do Partido Verde, sugiro que observem com muita atenção e dedicação as estruturas dos Conselhos existentes em Diadema, pois trata-se, antes de tudo, de uma dinâmica de grupo humano que pode e deve ser aperfeiçoada a favor de todos.
Uma outra ação bastante expressiva é o “embrião” da criação do Fórum Municipal de Cultura de Paz e Prevenção à Violência de Diadema, que potencializa o engajamento de pessoas e diversos setores da sociedade, numa proposta de somarmos esforços com seriedade e responsabilidade em defesa e promoção da “paz”.
Agradeço a atenção e coloco-me à disposição para juntos evoluirmos política e socialmente.
Marcos D. de Paula
Psicanalista / Conselheiro do OP
Participante da elaboração da minuta do Fórum Cultura de Paz
[não sou filiado ao PT]
11 99611.1310 4051.2073
Caros correligionários, saudações verdes!
Meu nome é Leandro Rocha, tenho 31 anos, micro-empresário, moro no município de Almenara, nordeste de Minas Gerais, localizado na micro região do Baixo Jequitinhonha mineiro, sou filiado ao PV desde o início de 2010. Para nós, daqui do Baixo Jequitinhonha mineiro, o resultado das últimas eleições foi muito positivo, pois atualmente não existe nenhum representante do PV, e com o esforço dos novos militantes do PV em nossa região, nossa legenda terá 09 vereadores nos próximos quatro anos. Em Almenara, um dos municipio polo do Vale do Jequitinhonha, por exemplo, lançamos 16 candidatos, o maior número por legenda, obtivemos um total de 1800 votos, o que nos deu a condição de fazer dois candidatos, eu e outra companheira verde. Em Pedra Azul – MG, municipio vizinho a Almenara, e em Santa Maria do Salto – MG PV também fez dois candidatos em cada cidade. E em outro municipio da região, Ponto dos volantes, a margem da BR 116, os verdes de lá elegeram mais um. Em Itinga – MG e em Araçuai, também no Vale do Jequitinhonha, o PV elegeu mais dois candidatos, um em cada cidade. Enfim, estamos comemorando o crescimento da nossa legenda. Os verdes do Baixo e do Médio Jequitinhonha estaremos dispostos a sempre colaborar. Parabéns aos candidatos verdes eleitos em todo o país. Grande abraço
Assim, peço que fiquem mais atentos as bases do nosso partido. Acompanhem cada vez mais de perto o desenvolvolvimentos das novas bases, e antes de tudo estejam atentos aos movimentos pela reforma politica, sobre tudo a questão do voto distrital e o fim da segunda releição para os legisladores. Temos que está em sintonia com o clamor das pessoas que assim como eu que lutam por isso. E por favor, apressem na questão da redemocratização da nossa Legenda, pois quero participar das decisões sobre o futuro da nossa legenda, chega de Comissão Provisória.
Olá, sou Regiane Cunha. quero parabenizar a participação do Pv e o resultado das eleições 2012. Sou do Pv Amapá, ficaria muito feliz de estreitar relações com experiencias de outros estados e cidades. Um abraço, Saudações verdes.
Olá, Regiane, tudo bem ??
E aí no Amapá, qual foi o desempenho do PV ??? Aqui em PE, ficamos muito a desejar.O PV só tem apoio e vida ativa na capital. No interior ele é praticamente esquecido e não é tratado com atenção pela executiva estadual. Eu tenho 17 anos de filiação ao PV e nunca consegui fazer parte da direção estadual por que o PV está centralizado nas mãos de poucos.