À constatação, em pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Mato Grosso, da presença de resíduos de agrotóxicos em leite materno de mulheres residentes no Município de Lucas do Rio Verde/MT será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS da Câmara dos Deputados.
Segundo o deputado Stefano Aguiar (PSC/MG), autor do requerimento do debate, a contaminação é de intensa gravidade, pois a amamentação é dirigida aos bebês em período de lactação, quando os sistemas orgânicos de defesa não estão plenamente desenvolvidos, tornando-os extremamente suscetíveis às substâncias tóxicas.
“Considerando a vocação agrícola nacional, a crescente utilização de agrotóxicos e os riscos à saúde da população em geral esta Casa não pode se apartar de um assunto de extrema relevância pública”, defendeu o deputado.
Ainda segundo Stefano, mesmo sendo objeto de fiscalização governamental, o uso inadequado de defensores agrícolas, as intoxicações decorrentes dele, bem como os danos ao meio ambiente ainda são recorrentes em todo País.
Foram convidados a participar da audiência pública:
· DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA;
· JOÃO SERENO LAMMEL, Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Defesa Vegetal – ANDEF;
· WANDERLEI PIGNATI, Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT;
· FELIX GUILLERMO REYES REYES, Professor Titular de Toxicologia de Alimentos do Departamento de Ciências de Alimentos da Unicamp – Universidade de Campinas;
· ANDRÉ DIAS, Diretor-Presidente da Monsanto do Brasil e
· DANIELLY CRISTINA DE ANDRADE PALMA, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Serviço:
O que: Audiência pública para debater a presença de resíduos de agrotóxicos em leite materno.
Data: 3 de julho – terça-feira
Horário: 14h
Local: Plenário 8, do Anexo II, da Câmara dos Deputados
Link: www.camara.gov.br/meioambiente
Fonte : CMADS