O deputado Penna apresentou esta semana na Câmara Dos Deputados o PL 4738/2012, que visa permitir a veiculação de pesquisas eleitorais somente até dez dias antes das eleições. É recorrente a discussão acerca da influência que as pesquisas de intenção de voto exercem sobre a decisão do eleitor. O PL tem o intuito de minorar o risco de as pesquisas distorcerem o comportamento do cidadão nas urnas, visto que, apesar de haver acuradas técnicas estatísticas para realização das pesquisas, nenhuma amostragem é suficientemente infalível para demonstrar a vontade do eleitor.
“Por meio de intensa propaganda, a divulgação das pesquisas acaba por fabricar maiorias. Em alguns lugares isso termina servindo para inibir qualquer opinião contrária ao consenso fabricado.”, justifica Penna. “Além disso, as pesquisas podem trazer desequilíbrios no financiamento das campanhas, uma vez que os candidatos apontados como prováveis vencedores pelas pesquisas tendem a receber um aporte maior de recursos dos doadores”, observa o deputado.
Penna alerta também que a mera divulgação de pesquisas em períodos próximos à eleição pode confundir o eleitor, encorajando-o a votar em determinado candidato bem cotado pela pesquisa ou dissuadindo-o a fazê-lo, por não acreditar que ele possa ser eleito. “Não é possível minimizar os efeitos causados pelos institutos de pesquisa no eleitorado, sobretudo nos “indecisos” e também na parcela que adota o “voto útil”, ou seja, vota naquele candidato que tem mais chance de vitória. Assim, as pesquisas ditam o ritmo cada vez mais no sistema eleitoral”, aponta Penna. Clique aqui para ler o PL na íntegra.
Fonte : www.deputadopenna.com.br