1- Qual é o Brasil que sai das urnas?
Sarney Filho – Os resultados das urnas deixam claro o desejo dos brasileiros de renovação, de novas propostas políticas. Há uma busca por uma política participativa, capaz de atender às demandas mais urgentes da sociedade. As pessoas estão preocupadas com a falta de qualidade de vida nas grandes cidades, com a destruição do meio ambiente, com a violência e com a pobreza. Hoje, com a internet, elas têm acesso às novas ideias que circulam com grande velocidade pelas redes sociais e em outros meios de comunicação. Novas lideranças foram eleitas em todos os pontos do país, reforçando este desejo de mudar.
2- O que esta nova configuração quer dizer ao Partido Verde e ao futuro do desenvolvimento sustentável?
Sarney Filho – O nosso partido se encaixa dentro das aspirações de mudanças manifestadas pelos eleitores. Temos crescido a cada ano e a cada nova eleição, de forma contínua, consistente e orgânica. O Partido Verde elegeu, neste ano, 96 prefeitos contra os 75 prefeitos eleitos em 2008, apresentando um crescimento de 28%. Na comparação anterior (2008/2004) o crescimento foi de 36,36%. Como tenho ressaltado, isso tem acontecido sem abrir mão dos princípios e das bandeiras defendidos pelos verdes. Nós nos preparamos programaticamente para essas eleições, dando subsídios aos candidatos para que eles incrementassem suas plataformas políticas. Os verdes que foram eleitos, por certo, desenvolverão um trabalho voltado para o desenvolvimento sustentável nos municípios.
3- Quais as perspectivas do Partido Verde?
Sarney Filho Nossas perspectivas são muito boas. A consolidação do PV tem a ver com a nossa coerência e com o nosso diferencial dentre os outros partidos. Nesse sentido também aumenta a nossa responsabilidade. Na verdade, somos um partido que busca atender às demandas da sociedade por qualidade de vida, defesa do meio ambiente, inclusão social, respeito às diferenças e às manifestações culturais. A agenda da sociedade, hoje, tem tudo a ver com as nossas bandeiras, daí a nossa expectativa cada vez maior de crescimento.
4- Como será a atuação do Partido nas cidades?
Sarney Filho – Este é um dos grandes desafios que temos no século 21. Com 80% da população vivendo nas cidades, que foram construídas dilapidando o patrimônio natural e social, como será possível partir para um modelo de reconstrução voltado para o desenvolvimento sustentável? Como promover ao mesmo tempo a inclusão social, garantir qualidade de vida para as futuras gerações e promover o crescimento? Os candidatos do PV discutiram e assinaram a carta Cidades Verdes e Eleições Limpas e Sustentáveis. Além do compromisso com os princípios éticos durante a campanha, eles se comprometeram também em cumprir as teses socioambientais na administração das cidades para as quais fossem eleitos. Na prática isso significa uma série de iniciativas, que envolvem mudanças nos programas até agora adotados, desde repensar o transporte urbano, as construções, a proteção do meio ambiente, reciclagem, destinação do lixo, educação ambiental, saúde, tudo isso amplamente discutido com as comunidades envolvidas que irão apontar as prioridades.
4-Quais os caminhos que esta nova configuração política aponta para 2014?
Sarney Filho – Precisamos, agora, mergulhar nos resultados obtidos nas urnas. Isso será o ponto de partida para uma reflexão mais apurada com o objetivo de definir estratégias para impulsionar mais o nosso crescimento em 2014. Esta sintonia, cada vez maior com os desejos da sociedade, também aumenta a nossa responsabilidade. Nesses próximos dois anos, precisaremos fortalecer o partido para que ele possa receber os apoios dos vários setores da sociedade que têm se aproximado do PV.
Fonte : Secretaria Nacional de Comunicação do PV