Nota da Bancada do Partido Verde no Congresso Nacional:
É com profunda tristeza que a Bancada do Partido Verde solidariza-se com a família do professor e cientista cearense EXPEDITO PARENTE, pelo seu falecimento ocorrido ontem, dia 13, em Fortaleza-CE.
Natural daquela mesma cidade, em 1965, esse pesquisador graduou-se em Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e no ano seguinte, obteve o seu mestrado em Ciências da Engenharia Química.
Em 1967, tornou-se professor da Universidade Federal do Ceará, onde começou a desenvolver o método de produção do biodiesel, vindo posteriormente a patenteá-lo. Em 1983, obteve a primeira patente no mundo para produção em escala industrial. Graças a essa dedicação, ele teve o seu trabalho reconhecido pela Organização das Nações Unidas e pelo Governo norte-americano.
Considerado como o Pai do Biodiesel, o seu trabalho deverá ser sempre lembrado pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, compromisso esse que temos com as gerações presentes e futuras.
Igualmente, esse trabalho também deverá ser lembrado por todos os brasileiros, pois colocou o Brasil em posição de destaque no cenário mundial, além de ter possibilitado a redução da pobreza no campo, com uma maior distribuição de riqueza, em razão da produção da matéria-prima para a transformação do Biodiesel, por pequenos produtores rurais.
Expedito Parente era filiado ao Partido Verde, e com isso o Partido perde um dos seus grandes nomes.
Sendo assim, a bancada do Partido Verde solidariza-se com a sua família, nesse momento de tristeza e de dor.