Os Desafios das Cidades foi o tema da mesa redonda que a Fundação Verde Herbert Daniel e o Partido Verde realizaram, ontem (31/5), no Auditório da OAB em Belo Horizonte (MG). A conclusão do debate fechará, na 5ª edição da Revista Pensar Verde, o ciclo de matérias sobre cidades sustentáveis, que vem sendo publicado desde o primeiro número da revista.
A Fundação decidiu pautar o tema “cidades” neste ano de 2012 por ser um ano em que os municípios brasileiros irão eleger prefeitos e vereadores. Isso quer dizer que os cidadãos irão escolher as melhores propostas para solucionar problemas que acometem cerca de 84% da população brasileira que vive em áreas urbanas.
Participaram do debate, que foi mediado pelo Secretário Nacional de Cidades do PV, Osvander Valadão, além do Presidente do Conselho Curador da Fundação, Marcelo Silva, e do Presidente Nacional do PV, José Luis Penna, os pré-candidatos de sete importantes municípios das mais diversas regiões do Brasil: Délio Malheiros, Belo Horizonte (MG); Aspasia Camargo, Rio de Janeiro (RJ); Sandro Locutor, Cariacica (ES); Marcelo Bluma, Campo Grande (MS); Reynaldo Moraes, Aracaju (SE); dr. Guimarães, Sobral (CE); Lindomar Garçon, Porto Velho (RO).
A dinâmica do evento proporcionou que os debatedores respondessem cinco questionamentos acerca dos principais temas que dificultam a qualidade de vida nas cidades brasileiras: violência nos municípios, universalização e acesso da saúde e da educação, deslocamento urbano e, por fim, a questão do lixo e do saneamento básico.
Perante um auditório repleto de convidados e dirigentes e mais de 500 internautas acompanhando on line o evento, os pré-candidatos e dirigentes apresentaram propostas para cada um dos questionamentos. O resultado será publicado na próxima edição da Revista Pensar Verde e irá servir de subsídios para ações políticas por uma economia verde e criativa em cidades sustentáveis.
Estavam também presentes no evento o Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão; a Secretária Nacional de Organização do PV, Carla Piranda; o Secretário Nacional de Mobilização, Roberto Rocco; os diretores da Fundação Verde, José Paulo Toffano, Ovidio Teixeira e Daniela Carvalhais; o presidente estadual do PV de Minas Gerais, Ronaldo Vasconcelos; e o vereador por Belo Horizonte, Leonardo Mattos.