Candidato a Prefeito pelo Partido Verde, Marcelo Bluma participou na noite desta terça-feira (11.09) da rodada de debates promovida pelas entidades de arquitetura e urbanismo do Estado, na sede do CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul). Bluma foi acompanhado de sua candidata a vice, Fernanda Fialho, e falou de suas principais propostas para a categoria.
O candidato afirmou que irá reestruturar o Planurb (Instituto de Planejamento Urbano) do município e buscar, na sociedade, profissionais qualificados para compor as funções do setor, deixando para trás a lógica de indicações meramente políticas e de baixo desempenho. “Não há como termos uma cidade com sustentabilidade se não reestruturamos o nosso sistema de planejamento urbano”, ressaltou.
O candidato do PV também apontou que o planejamento urbano é fundamental para que Campo Grande se torne uma cidade saudável. “A saúde tem tudo a ver com o desenho da cidade. Hoje, o trânsito e a violência sufocam o atendimento da Santa Casa. E isso acontece porque a cidade não está sendo planejada de forma a dar qualidade de vida para as pessoas”, considerou.
Marcelo Bluma disse que vai garantir o Plano de Cargos, Salários e Remuneração para os profissionais, além de promover concursos públicos para os projetos de arquitetura no município. “Precisamos modernizar a máquina da Prefeitura”, apontou. Ele defendeu ainda a criação de Centrais de Atendimento regionalizadas na cidade, aproximando a administração municipal do cidadão.
A candidata a vice, Fernanda Fialho, também apontou a necessidade de investimentos em pesquisa e tecnologia para que a cidade possa ser projetada para o futuro. “Precisamos mudar a lógica de fazer política e estabelecer um relacionamento estreito com as universidades”.
Além do CAU/MS, o encontro contou com representantes do Sindarq/MS (Sindicato dos Arquitetos de Mato Grosso do Sul), Abea (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) e IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil).
PV. MS