Problemas recorrentes do uso abusivo do transporte particular, como o tráfego intenso, a poluição urbana e o aquecimento global serão debatidos em audiência pública, dia 20 de setembro, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS da Câmara dos Deputados.
O debate faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro. Segundo, o deputado Márcio Macêdo (PT/SE), o requerente do debate, inserir a data no calendário oficial brasileiro é formalizar o movimento crescente na sociedade brasileira contra a falta de politicas eficientes para o transporte público.
O parlamentar manifestou também preocupação com o aumento da produção de automóveis nos últimos anos. “A disponibilidade de financiamento a juros baixos e de longo prazo tem estimulado a aquisição do veículo particular, ao mesmo tempo em que os investimentos em transporte coletivo não têm a mesma prioridade”, afirmou o parlamentar.
A celebração da data busca chamar atenção da sociedade e das autoridades públicas para os danos da crescente emissão de carbono de veículos ao meio ambiente e a saúde da população, a falta de uma politica pública que respeite o pedestre e os portadores de deficiência e que estimule o uso de transportes alternativos, como a bicicleta.
Foram convidados a participar do debate:
– MARCELO PERRUPATO E SILVA, Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes;
– MARIA ALICE NASCIMENTO SOUZA, Diretora-Geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal;
– DEBORAH CARVALHO NETO, Diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde;
– MARIA ALICE BARBOSA FOSTUNATO, Assessora da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde;
– ALMIR FERNANDES, Diretor do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação em Segurança Viária;
– FABIANO SOBREIRA, Chefe da Seção de Acessibilidade e Planejamento Sustentável da Câmara dos Deputados;
– RENATO ZERBINATO, Secretário-Executivo da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias no Congresso Nacional.
Fonte : CMADS . Câmara do deputados