Palestrante destacou sua estreita relação com a capital Sergipana e apontou caminhos que podem estimular o desenvolvimento econômico e social na região.
No dia 15 de setembro, no auditório do Celi Hotel, estudantes, candidatos, militantes e a liderança do Partido Verde de Sergipe se reuniram para acompanhar a palestra do jornalista, escritor e ex-deputado federal, Fernando Gabeira. O evento serviu também para a divulgação da carta compromisso “Cidades verdes – Eleições limpas”.
Elaborada pela Fundação Verde Herbert Daniel (www.fvhd.org.br), a cartilha visa unificar e estabelecer diretrizes condizentes com a ideologia e a tradição política do Partido Verde. Com isso, os colaboradores da Fundação Herbert Daniel e os dirigentes do Partido Verde desejam provar que é possível fazer política com ética e criatividade no Brasil.
A palestra
Logo de início, Fernando Gabeira relembrou suas passagens pela cidade e destacou a luta pela preservação do Rio São Francisco que, de acordo com o jornalista, “em Sergipe morre o rio de unidade nacional”. O palestrante salientou a necessidade dos sergipanos ficarem atentos a qualquer alteração no curso deste rio tão importante desenvolvimento da região: “Sergipe é o Estado que mais vai sofrer se ocorrer alterações substanciais no São Francisco”, disse.
Gabeira reafirmou que suas passagens pelo Estado sempre foram muito boas e que ele pretende manter essa relação permanente com Sergipe, especificamente com Aracaju.
Sobre política, Gabeira destacou que muitas pessoas, quando eleitas, acabam por se afastar da população. “Quando você é eleito, você entra para um grupo numa Câmara de Deputados, numa Câmara de Vereadores e esse grupo quase sempre se fecha em seus próprios interesses. É raro alguém protestar contra um aumento de salários ou benefícios acima do aumento de salários que as pessoas têm normalmente”, denuncia. Segundo Gabeira, “sem sentir, você vai pertencendo à um outro grupo. Vai começando a defender os interesses dos políticos contra os interesses da população”, salientou.
O jornalista repetiu, como em outros seminários, que o papel do político é o de servidor público. Este deve ser remunerado dignamente pela prestação de seu serviço. Gabeira acrescenta que a política não deve abrigar pessoas interessadas em enriquecer com ela. “quem quiser ficar rico que trabalhe com a iniciativa privada”, disse. De acordo com o jornalista, o político do Partido Verde têm que ter essa preocupação de, entrando no governo, ficar atento à essas coisas, procurar se comportar sem perder a perspectiva do homem comum e da mulher comum que trabalham o ano inteiro e passam por privações financeiras. Segundo Gabeira, sem essa postura, as pessoas passam a pertencer ao grupo dos políticos e passam a pensar como eles ignorando a situação da população.
O palestrante tocou em diversos outros temas como: saúde, mobilidade urbana, segurança pública, preservação do meio ambiente, turismo e economia. Durante o espaço destinado às perguntas do público, provocado por uma estudante, Gabeira destacou o importante papel da educação na construção de um país mais justo e desenvolvido. O jornalista salientou a importância da valorização e de incentivos que permitam o desenvolvimento da capacidade dos professores na busca por uma educação de qualidade. “Nos dias de hoje, muitos candidatos prometem computadores aos estudantes. Se você apenas pensar no computador e não pensar nos profesFonesores, os estudantes não irão tirar o proveito que precisam para isso”, conclui.
No encerramento do seminário, Fernando Gabeira se despediu do público presente e agradeceu a colaboração dos membros do Partido Verde de Aracaju.
Fonte : FVHD