O tema acessibilidade foi o destaque da reunião com alunos, pais e professores do Colégio Alfa com o candidato à prefeitura de Macaé Dr. Aluízio, na noite de quinta-feira (27).
O candidato respondeu a perguntas sobre educação, saneamento básico, cultura, esporte, meio ambiente e saúde, entre outros assuntos. O destaque ficou por conta das indagações com relação aos planos para a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais no município.
“Temos que tonar a cidade um local acessível para todos. Quando falamos de necessidades especiais, estamos falando não somente dos deficientes físicos, mas de todos que precisam de um cuidado maior para acessar determinados locais e serviços, desde os idosos até pessoas com carrinhos de bebê. Temos que promover a inclusão e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça em Macaé”, destacou Dr. Aluízio.
O candidato também comentou que já esteve reunido com vários representantes de instituições de apoio a deficientes físicos da cidade e que, com o auxílio deles, foi possível traçar os pontos principais para um plano de governo para esta área. “Temos que dar total apoio a estas instituições, sempre respeitando sua autonomia para a realização de seu trabalho, pois são elementos fundamentais para a inclusão social destas pessoas. Ninguém melhor do que estas instituições para saber qual a melhor maneira para se investir as subvenções recebidas”, explicou.
“As empresas também precisam investir mais na acessibilidade, oferecer mais vagas de empregos para os deficientes físicos, assim como o município precisa investir mais na educação e qualificação destas pessoas, com apoio das instituições, além de fiscalizar se os direitos das pessoas com necessidades especiais são respeitados, com transporte coletivo adequado, prédios com rampas de acesso, sinais de trânsito sonoros e uma série de outros elementos importantes na inclusão social”, enfatizou.
PV.RJ