O deputado estadual Beto Trícoli participou do Seminário “A Ciência e Tecnologia na Busca do Desenvolvimento Sustentável”, na quinta-feira (18/10). O evento, realizado no Centro de Convenções de Atibaia, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (que acontece até o dia 21), coordenada pelos ministérios da Integração Nacional e da Ciência, Tecnologia e Inovação
Realizado em 22 cidades do estado, o evento terá como base os eixos erradicação da pobreza, sustentabilidade e economia verde. “Muito se faz para que a região se desenvolva, para que possa atrair empresas , empregos e oportunidades para a juventude. Destaco duas áreas, que precisam de investimento e iniciativa: formação/capacitação e inovação/tecnologia. E esses temas são os principais deste seminário, a ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável”, destaca o deputado Beto, enfatizando que o desenvolvimento sustentável tem que deixar de ser um discurso que acontece “da boca para fora”.
O deputado, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa, lembrou que, concretamente, são nas novas tecnologias e no desenvolvimento sustentável que vai conquistar-se mais cidadania e mais qualidade de vida.
Beto citou que foi a nova tecnologia,a ciência e o livre acesso a informação que derrubaram as ditaduras do mundo árabe autoritário e do leste europeu, proporcionando maior equilíbrio e justiça social. “A informação, a internet, quebrou as barreiras dos políticos e dos governantes ditadores. Que se construa democracia e melhores dias”.
O deputado ainda lembrou do debate sobre o novo Código Florestal e a importância de ampliar a produção de alimentos sem destruir os recursos naturais. “ A tecnologia paulista da produção da cana mostrou que é possível produzir 4 vezes mais , na mesma área de terra, sem desmatar. É importante o respeito ao manejo da terra e assumir melhores tecnologias”.
Beto finalizou dizendo que sem a formação, sem a oportunidade de ter técnicos, especialistas de novas tecnologias, não teremos riqueza para a região. “Nesse processo devemos somar pessoas, iniciativas e lideranças, de todas as esferas. Todos tem direito a melhor qualidade de vida, com respeito aos recursos, mas garantindo prosperidade para o desenvolvimento do futuro”.
O evento contou com palestras do diretor da Treetech Sistemas Digitais, Gilberto Amorim Moura (Redes Inteligentes e a sustentabilidade das Cidades), do engenheiro da Vestas do Brasil WEnergia Eólica, Jessé Bortoli (Panorama da Energia Eólica no Brasil), do gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Sakata Seed Sudamerica, Romulo Fujito (Agricultura x clima: o desafio da produção de alimentos diante das mudanças climáticas), do diretor de indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Atibaia (Ecossistema de inovação: a natureza como inspiração para o desenvolvimento do território) e do diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Victor Pellegrini Mammana (A inovação tecnológica: base para a economia verde).
PV .SP