1 INTRODUÇÃO
1.1PROBLEMA
Obtivemos como referência para este trabalho a própria Humanidade, um conjunto de indivíduos que por suas habilidades próprias e inigualáveis, torna-se a espécie mais temida entre nossos coabitantes neste planeta.
Há anos viemos nos proliferando e ocupando sem nenhuma cerimônia cada vez mais os espaços físicos e ditando comportamentos, com os quais beneficiam unicamente nossa própria espécie.
A revolução industrial agilizou os processos de fabricação, que teve como resultado o aumento da produtividade, compelindo os empresários para que, juntos com os profissionais e veículos de comunicação, principalmente, desenvolvessem métodos cada vez mais eficazes de cativar o maior número de pessoas a consumirem seus produtos.
Retornando ao nosso tempo, fixando apenas nos dois pontos referidos no parágrafo anterior. O Marketing com o sofisticado apoio da neurociência, que atualmente, em nossa opinião, está prestando um serviço perturbador de lavagem cerebral, e além disso se beneficiando dos avanços tecnológico, onde o que antes eram conhecidos por veículos de comunicação, transformaram-se em comunicação instantânea.
Estas poderosas ferramentas, sendo utilizadas no mesmo instante que a grande massa da sociedade passa por tempos de grande crise de inversão de valores, que está levando-as a apertarem o botão vermelho de autodestruição.
OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
Como contraparte desses processos antropodestrutívos, parte da comunidade mundial trabalha atuando como uma espécie de contrapeso, para manter o equilíbrio entre o consumismo irracional com o prolongamento da manutenção dos recursos naturais.
Foi observando a dedicação entre parte de um setor da sociedade, sendo este, provido de altíssimo recursos financeiros, empenhados a não medir esforços nem ética, e utilizando de todo potencial humano-criativo e tecnológico, com objetivos unicamente egoístas.
Visto isto, entendemos que é nosso dever abarcar esta mesma ideia contemporânea, onde se procura engendrar ferramentas de todo modo a trazer facilidades, comodidades e agilidades para consumidores em geral, as quais na esmagadora maioria das vezes tendem a fins unicamente particulares.
Sendo assim, temos por objetivo, apresentar toda bagagem que a Tecnologia da Informação já nos entrega, para produzir uma ferramenta que trabalhe de forma conjunta e autômata aos sistemas das entidades que creditam e cadastram as empresas que recebem os chamados “SELOS VERDES”.
Com isto, criar um círculo de colaboração entre as entidades credenciadoras de selos ecológicos, as empresas credenciadas e nós desenvolvedores, com o propósito de desenvolver a princípio, um ambiente virtual, que irá disponibilizar ao cliente final, as empresas e seus produto ou serviços. Em segunda parte, utilizar esta ferramenta como canal, afim de promover atitudes conscientes como a de consumir produtos e serviços, provenientes de processos fabris sustentáveis. Assim agitar entre a população brasileira e internacional, a questionar-se e tomar uma decisão sobre qual modelo de vida praticar.
1.2.2 Objetivos específicos
- Identificar a viabilidade para desenvolver um sistema que funcione como um banco de dados central, que inicialmente possa receber e agrupar de forma automática, os dados lançados nos sistemas das entidades que fornecem os “selos verdes” para as empresas.
- Caso o projeto aponte como viável, iniciará a fase de estudos e pesquisas conjuntamente com as empresas que tem a posse dos dados.
- Implementar o algoritmo, tendo como objetivo principal reunir as informações contidas nos servidores espalhados entre as inúmeras instituições responsáveis pela inserção dos dados das empresas, que recebem o direito de exibir em suas embalagens os “selos ecológicos”.
- Implementar o algoritmo para criar um aplicativo, pelo qual virá a ser lhe atribuído a função principal de acessar e organizar os dados, que ficará à disposição dos usuários para eventuais pesquisa.[U1]
- Desenvolver um ambiente virtual, onde empresas que possuírem um ou mais dos “selos verdes”, além de ter seu nome na base de dados para pesquisa, poderá utilizar o mesmo como um canal de comunicação com seus clientes.
1.3 JUSTIFICATIVA
São incontáveis as publicações de estudos, artigos e livros científicos. Que tentam dissolver uma espessa camada de névoa, que obstrui ao conhecimento de grande parte da sociedade, quanto a eminente catástrofe ambiental, caso a humanidade mantenha o estilo de vida, altamente danoso para seu próprio meio Habitat.
Por motivos obscuros, apenas para olhares mais aptos, trabalhos relacionados a estes temas, toma-se conhecimento. Uma vez que, por regra geral, as bibliotecas brasileiras, quando os tem, são alocados nos nas zonas mais desertas. Assim, nos faz refletir, a quem interessa subtrair tão importantes informações
Sendo assim, temos por finalidade, através deste projeto, colaborar no que se refere ao consumo consciente, elaborando um método e construindo uma ferramenta, cuja intenção basilar, é despertar as beneficies contidas quando nos tornamos consumidores mais conscientes.