Foto: Divulgação Prefeitura de Juiz de Fora
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove, na próxima quinta-feira (07.07), às 14h, uma audiência pública em Brasília para tratar da situação da Represa de Chapéu D’Uvas. O manancial, que ocupa área territorial nos municípios de Ewbank da Câmara, Santos Dumont e Antônio Carlos, é hoje a principal fonte de abastecimento de água do município de Juiz de Fora.
A audiência pública é uma iniciativa do deputado federal Júlio Delgado (PV/MG), vice-presidente da comissão e um dos representantes da Zona da Mata no Congresso Nacional. O encontro tem como objetivo discutir a situação do manancial que tem pontos às margens assediados por interesses da iniciativa privada para a construção de loteamentos.
Conforme Júlio Delgado, há diversas preocupações diante desta situação, que vão desde o assoreamento do lago até o comprometimento da qualidade da água.
Para se ter ideia da importância de Chapéu D’Uvas, a represa é 11 vezes maior que João Penido, que até 2017 era a principal fonte de abastecimento de água de Juiz de Fora, município com 577 mil habitantes e pólo econômico da Zona da Mata.
Além disso, o manancial é um regulador do nível da água do Rio Paraibuna, um afluente do Paraíba do Sul e que corta municípios da região, como Juiz de Fora e Matias Barbosa. Desta forma, a represa impede que o rio transborde no período de chuvas, e garante a perenização do leito em momentos de estiagem.
Para esta audiência pública foram convidadas as seguintes autoridades:
- Veronica Sánches da Cruz Rios, Presidente da Agência Nacional De Águas – ANA;
- Fabiana Magalhães Almeida Rodopoulos, Secretaria deCoordenação e Governança do Patrimônio da União;
- Marcelo da Fonseca, Diretor Geral do Instituto Mineiro de Gestão Das ÁGUAS – IGAM;
- Jarbas Soares Júnior, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais;
- Margarida Salomão, Prefeita de Juiz de Fora;
- Júlio César Teixeira, presidente da Cesama;
- José Maria Novato, Prefeito de Ewbank da Câmara – MG;
- Wilson Guilherme Acácio, Presidente do Comitê de Bacias dos rios Preto e Paraibuna / Coordenador Geral do Fórum Mineiro dos comitês de Bacias Hidrográficas;
- Cézar Henrique Barra Rocha, Professor da UFJF especialista em Recursos Hídricos Dr. Em Geografia Coordenador do Núcleo de Análise Geoambiental