O deputado federal José Paulo Tóffano (PV/SP), que representa o Brasil no 5º Fórum Mundial da Água, discursou nesta quinta-feira, dia 19 de março, para gestores, especialistas e formadores de opinião de mais de 150 países. O discurso, em Istambul, na Turquia, teve como objetivo apresentar a “Mensagem de Foz do Iguaçu”, documento elaborado em novembro do ano passado, durante o Fórum das Águas das Américas, do qual o parlamentar também participou.
A principal temática tratada foi a demanda das Américas na área de recursos hídricos. “A troca de conhecimento com pessoas de todos os continentes é importante para que nós possamos trabalhar de maneira mais consistente a gestão da água. Nós tivemos a oportunidade de assistir ainda a outras palestras, que nos trouxeram experiências que podem ser aplicadas até mesmo em nossa região”, ressalta Tóffano.
Entre os assuntos debatidos nesta quinta-feira no Fórum, pode-se destacar os riscos das alterações climáticas no planeta, que podem afetar os recursos hídricos, e o problema do saneamento básico, que se configura em grande desafio para governos de todos os continentes. O deputado explica que “prefeitos de várias localidades apresentaram soluções que encontraram para essas questões”.
Orientações sobre a água
Na quarta-feira, houve encontro de parlamentares do mundo todo para a discussão dos recursos hídricos. O deputado Tóffano também esteve presente e debateu a necessidade de capacitação dos legisladores sobre a gestão da água e os cuidados necessários. Nesta sexta-feira, ocorre o encerramento do evento. Os participantes devem compilar dados para a formalização de uma plataforma permanente de discussão. (Assessoria do Dep. Fed. José Paulo Tóffano/SP)