As comissões de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveram nesta manhã uma audiência pública para discutir incentivos à indústria de reciclagem, requerida por Penna (PV-SP) e Rosane Ferreira (PV-PR). “Este é um tema que inicia um debate gigantesco sobre a forma de produzir. Nós devemos nos debruçar sobre um modelo de desenvolvimento predatório que temos vivenciado no Brasil e no mundo. É a hora de fazermos uma profunda revisão”, observou Penna ao abrir a audiência.
“Anos atrás nós criamos os três “erres”: reduzir, reutilizar e reciclar. Tudo isso é pouco. Nós precisamos ampliar o debate na sociedade buscando uma forma de produção de baixo carbono, devemos observar que uma produção baseada apenas no lucro é uma produção que não tem compromisso com os resíduos”, alertou o deputado. Penna lembrou ainda discussões recentes da Comissão de Meio Ambiente sobre pilhas descartáveis. ”As pilhas vão para o lixão e lá não servem para nada, terminam contaminando lençóis freáticos com seus metais pesados”.
A audiência contou com a participação de Silvano Silvério da Costa, Diretor de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Cláudio Latreille, representante da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP); Ronei Alves da Silva, representante do Movimento Nacional dos Catadores; e Daniela Arantes Alves Lima, Chefe do Departamento de Economia Solidária do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Veja o vídeo
deputado Penna debate incentivos à indústria da reciclagem
www.deputadopenna.com.br