A criação do Monumento Natural do Rio Samburá, o qual poderá compor o mosaico de unidades de conservação da Serra da Canastra foi tema de audiência pública nesta terça-feira, 30. Na Câmara dos Deputados em Brasília.
De acordo com Antônio Roberto membro da Comissão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e autor do requerimento para criação da audiência, o projeto é de criar o monumento natural do rio Samburá, que passa a compor o mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Canastra. Ainda de acordo com o deputado, a proteção da bacia do rio São Francisco é de extrema relevância para a fauna de peixes, que é única e diferenciada, muito importante para o ecossistema da área.
Participaram do debate Roberto Ricardo Vizentin, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Roberto Brandão Cavalcanti, secretário de biodiversidade e floresta do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Weber Leite Cruvinel, prefeito do município de Medeiros – MG, Anivaldo de Miranda Pinto, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e Miguel FArinasso, engenheiro Agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba – Codevasp.
Apoio Técnico
O presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, também colocou a capacidade técnica da entidade à disposição da Comissão de Meio Ambiente. “Queremos oferecer apoio para adensar as informações sobre as áreas passíveis de se tornarem unidades de conservação”, assegurou.
Estudo realizado por técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Rio São Francisco (Codevasf) atesta que o rio Samburá foi reconhecido como parte da bacia hidrográfica do São Francisco, configurando-se como um rio principal e não um afluente, como descreviam informações históricas. Para o deputado Antônio Roberto (PV-MG), relator do projeto, a criação do monumento protegerá a nascente geográfica do São Francisco.
Requerimento
Ainda na terça-feira, 30, o deputado Antônio Roberto apresentou requerimento junto à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, solicitando que uma comitiva de parlamentares desta Comissão, visite a cidade de Medeiros-MG, em especial o rio Samburá, a fim de colher informações relacionadas ao tão importante Projeto de Lei nº 6.905/10, que atualmente se encontra sob apreciação e que tem como objetivo proteger a nascente geográfica do rio Samburá.
Fonte : Asssessoria do deputado Antônio Roberto