Cerca de 300 pessoas participaram do 12° seminário promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel em parceria com o Partido Verde
No dia 03 de outubro, estudantes e lideranças políticas de Bauru (SP), se reuniram no anfiteatro do Colégio São Francisco de Assis, para acompanhar a palestra comandada pelo jornalista, escritor e ex-deputado federal, Fernando Gabeira. O evento serviu também para a divulgação da carta compromisso “Cidades verdes – Eleições limpas”.
Elaborada pela Fundação Verde Herbert Daniel (www.fvhd.org.br), a cartilha visa unificar e estabelecer diretrizes condizentes com a ideologia e a tradição política do Partido Verde. Com isso, os colaboradores da Fundação Herbert Daniel e os dirigentes do Partido Verde desejam provar que é possível fazer política com ética e criatividade no Brasil.
A palestra
Gabeira seguiu sua palestra discursando sobre os principais temas previstos no seminário, como: economia criativa, corrupção, saúde, preservação do meio ambiente, educação, entre outros. Em Bauru (SP), mereceu destaque as alternativas apontadas pelo palestrante para um melhor planejamento das cidades. Segundo o jornalista: “As nossas cidades não estão sendo construídas pensando nas pessoas, mas preparadas para satisfazer a vaidade e o ego de arquitetos renomados e políticos que nem sempre priorizam o bem-estar social”, disse.
O palestrante afirmou que qualquer cidade que ambicione aumentar a qualidade de vida de suas habitantes, deve ser organizada de modo a incentivar e viabilizar o transporte coletivo. Porém, o jornalista ressaltou que para se ter transporte público qualidade, é necessário exigir das empresas deste setor, um mínimo de compromisso com a qualidade do serviço prestado. De acordo com o Gabeira, “em muitos lugares deste país, as empresas de ônibus compram os vereadores. Elas obtêm junto aos vereadores e a prefeitura, praticamente tudo que elas querem”, disse. Gabeira citou o exemplo da cidade de Rio de Janeiro: “Em cidades muito quentes como a capital fluminense, os ônibus com ar condicionado cobram dos passageiros uma tarifa mais alta, o quê é um absurdo”, afirmou. De acordo com o palestrante, o serviço público de transporte urbano é uma concessão do estado, e que as autoridades devem exigir das empresas contratadas, que elas prestem um serviço que garanta um mínimo de conforto aos usuários. “Os problemas com transporte público nas cidades, é o resultado da relação dos vereadores com os donos dessas empresas. O que a população precisa é de um transporte coletivo eficiente, barato, confortável e rápido”, disse.
No decorrer de sua palestra, Fernando Gabeira apontou outros caminhos para a mobilidade urbana nas grandes cidades: “Nós temos vários outros sistemas de transporte que podem atenuar essas deformações. Na capital da Dinamarca, por exemplo, 30% das pessoas andam de bicicleta. Em cidades mais quentes, para que a cidadão não chegue suado no trabalho, nós temos a alternativa da bicicleta elétrica que desenvolve de 20 a 30 Km por hora. Sem o esforço que a bicicleta requer, o não há maiores impedimentos para o trabalhador utilizar esse meio de transporte limpo e cidadão”, afirmou.
O jornalista, em sua nova visão de sociedade, afirmou que “hoje vemos coisas que no passado nós não víamos”, e prosseguiu: “Quando a indústria automobilística surgiu no Brasil, nós começamos, paulatinamente, a abandonar a navegação fluvial e as ferrovias. Só hoje nós percebemos que as ferrovias são uma proposta mais avançada que as próprias rodovias”, conclui. De acordo com Gabeira, diversificar os nossos meios de transporte, tanto de pessoas, quanto de matérias-primas e mercadorias, aumenta a nossa capacidade de organizar a sociedade e prepará-la para um desenvolvimento mais robusto e menos prejudicial ao meio ambiente e à qualidade de vida dos cidadãos.
O palestrante prosseguiu abordando os demais temas previstos no evento até as perguntas abertas ao público. Ao encerrar o diálogo com os convidados, Gabeira recebeu uma lembrança dos organizadores do evento e se despediu agradecendo a participação e a atenção de todos.
Fonte : FVHD