No dia 14 de setembro, os verdes baianos se reuniram no Hotel Catussaba Resort, no bairro de Itapuã, para acompanhar a palestra comandada pelo jornalista, escritor e ex-deputado federal, Fernando Gabeira. O evento serviu também para a divulgação da carta compromisso “Cidades verdes – Eleições limpas”.
Elaborada pela Fundação Verde Herbert Daniel (www.fvhd.org.br), a cartilha visa unificar e estabelecer diretrizes condizentes com a ideologia e a tradição política do Partido Verde.Com isso, os colaboradores da Fundação Herbert Daniel e os dirigentes do Partido Verde desejam provar que é possível fazer política com ética e criatividade no Brasil.
A palestra – Em seu discurso, o líder político apontou diversas alternativas que podem colaborar para o enfrentamento dos principais problemas que afligem as grandes cidades brasileiras. Para tanto, Gabeira destacou a importância de se identificar não somente os problemas, mas também as vocações que a cidade possui para superá-los.
“O conceito de economia criativa permite que as cidades se reinventem. Em grandes metrópoles como Barcelona e Nova Iorque, os efeitos da desindustrialização não tiveram maiores consequências exatamente por essas cidades perceberem à tempo, que é possível iniciar uma nova trajetória de desenvolvimento à partir da identificação de suas vocações e da criação de um projeto que vise explorá-las de maneira criativa e sustentável”, disse.
Na sequência de seu discurso, Gabeira aproveitou oportunidade para falar sobre eleições. O palestrante comentou sobre a perspectiva do eleitor brasileiro diante do atual cenário político. Segundo o jornalista, essas eleições ficarão marcadas por um profundo desapontamento da população em relação à ética na política. “A maioria dos eleitores no Brasil pensa que os políticos são mentirosos, caras de pau e ladrões”. Gabeira disse que para superar tal desconfiança dos eleitores com a classe política, é preciso muito mais que apenas um discurso anti-corrupção. “Se nós analisarmos bem, todos os candidatos desonestos repetem o discurso de que são contra a corrupção. Portanto, não vai ser o discurso que irá distinguir o honesto do desonesto para o eleitor, pois todos os candidatos repetem demasiadamente serem honestos”, afirmou.
De acordo com Gabeira, é importante apresentar ao eleitor uma política voltada contra a corrupção e que o aspecto fundamental dessa política seja a defesa da transparência. “A transparência não acaba com a corrupção, mas ela torna a corrupção mais difícil”, concluiu.
Gabeira seguiu discursando sobre vários temas previstos no seminário como: mobilidade urbana, saneamento básico, saúde, educação, segurança pública, entre outros. Porém, o palestrante alertou que os problemas de uma cidade são superiores à capacidade dos políticos de encontrarem soluções para eles. Segundo o jornalista, essa dificuldade só pode ser superada com o uso da inteligência coletiva. “Hoje, recursos tecnológicos como a internet nos permitem manter um contato permanente com as pessoas que estão sendo diretamente atingidas por todo o tipo de problema. Essa instantaneidade na comunicação, viabiliza intervenções mais rápidas e eficientes que, seguramente, garantirão melhores condições para se encontrar a solução de vários problemas”, disse.
O palestrante prosseguiu abordando os temas previstos no evento até as perguntas abertas ao público. Ao encerrar o diálogo com as pessoas presentes, Gabeira se despediu agradecendo os organizadores e a atenção de todos. Também discursaram no seminário, lideranças da Fundação Verde Herbert Daniel e do Partido Verde da Bahia.
Fonte : FVHD