Foi aprovado nesta terça-feira, 12, o Plano de Trabalho do relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC), deputado Sarney Filho (PV/MA), para as atividades do colegiado em 2013. A comissão este ano trabalhará sobre duas vertentes: a mitigação e adaptação dos efeitos do aquecimento global e a redução das emissões de gases do efeito estufa.
“Os efeitos das mudanças climáticas estão presentes hoje em dia. Não podemos ignorar que esses efeitos envolvem desde a produção agrícola até o modo de vida do povo brasileiro. Nossas maiores emissões são oriundas do desmatamento e das queimadas, mas não podemos esquecer as ações do homem nas áreas urbanas” ressaltou Sarney Filho.
Como forma de buscar maiores subsídios e soluções efetivas para o combate as questões climáticas, a comissão, formada por deputados e senadores, realizará uma série de debates em Brasília e em outras capitais. Serão ao todo 13 audiências públicas que abordarão temas como: desertificação, segurança hídrica, geração de energia limpa, sustentabilidade ambiental do setor agrícola, biodiversidade, desmatamento, redução de riscos e catástrofes ambientais, transferência de tecnologia no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, entre outros temas importantes.
A primeira audiência está marcada para o dia 19 de março, em comemoração ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O debate abordará o cumprimento das metas brasileiras e projetos de conscientização da população sobre as mudanças climáticas, bem como o papel das escolas e dos programas educacionais nesse contexto.