Auditório da OAB - MG

Os Desafios das Cidades foi o tema da mesa redonda que a Fundação Verde Herbert Daniel e o Partido Verde realizaram, ontem (31/5), no Auditório da OAB em Belo Horizonte (MG). A conclusão do debate fechará, na 5ª edição da Revista Pensar Verde, o ciclo de matérias sobre cidades sustentáveis, que vem sendo publicado desde o primeiro número da revista.

A Fundação decidiu pautar o tema “cidades” neste ano de 2012 por ser um ano em que os municípios brasileiros irão eleger prefeitos e vereadores. Isso quer dizer que os cidadãos irão escolher as melhores propostas para solucionar problemas que acometem cerca de 84% da população brasileira que vive em áreas urbanas.

Participaram do debate, que foi mediado pelo Secretário Nacional de Cidades do PV, Osvander Valadão, além do Presidente do Conselho Curador da Fundação, Marcelo Silva, e do Presidente Nacional do PV, José Luis Penna, os pré-candidatos de sete importantes municípios das mais diversas regiões do Brasil: Délio Malheiros, Belo Horizonte (MG); Aspasia Camargo, Rio de Janeiro (RJ); Sandro Locutor, Cariacica (ES); Marcelo Bluma, Campo Grande (MS); Reynaldo Moraes, Aracaju (SE); dr. Guimarães, Sobral (CE); Lindomar Garçon, Porto Velho (RO).

A dinâmica do evento proporcionou que os debatedores respondessem cinco questionamentos acerca dos principais temas que dificultam a qualidade de vida nas cidades brasileiras: violência nos municípios, universalização e acesso da saúde e da educação, deslocamento urbano e, por fim, a questão do lixo e do saneamento básico.

Perante um auditório repleto de convidados e dirigentes e mais de 500 internautas acompanhando on line o evento, os pré-candidatos e dirigentes apresentaram propostas para cada um dos questionamentos. O resultado será publicado na próxima edição da Revista Pensar Verde e irá servir de subsídios para ações políticas por uma economia verde e criativa em cidades sustentáveis.

Estavam também presentes no evento o Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão; a Secretária Nacional de Organização do PV, Carla Piranda; o Secretário Nacional de Mobilização, Roberto Rocco; os diretores da Fundação Verde, José Paulo Toffano, Ovidio Teixeira e Daniela Carvalhais; o presidente estadual do PV de Minas Gerais, Ronaldo Vasconcelos; e o vereador por Belo Horizonte, Leonardo Mattos.

 



3 comentários sobre Mesa-redonda reúne pré-candidatos para discutir os desafios das cidades

  1. Fabiene Faustino em 8 de junho de 2012

    Boa tarde, surgiro que ocorra maior divulgação dos pré e candidatos do partidos verde para que se atinja uma grande maioria de pessoas, nao somente os que gostam de politicas ou que estão filiados ao P V, pois as questoes habientais e de sustentabilidade são de responsabilidades de TODOS…
    Gostaria de acrescentar que acho uma pena a mesa ter sido formada por apenas uma mulher e que a maioria ainda é era de homens.
    NOS MULHERES PRECISAMOS DE MAIS ESPAÇOS PARA AO LADO DESSES GRANDES HOMENS SOMARMOS COM NOSSA SENSIBILIDADE E COM NOSSA FORTALEZA, EM SABER MEDIAR QUESTOES QUE O CÉREBRO MASCULINO DESCONHECE.
    Fabiene Faustino – Lorena Sp

  2. Alexandre ROMANO em 3 de junho de 2012

    Todas as Cidades devem realizar reuniões com os Pré e Candidatos e colocar em Ata todas as possibilidades aceitas pela maioria!

    • Lucia Clapp em 8 de junho de 2012

      Concordo com Alexandre Romano pois temos que analisar melhor as propostas e o posicionamento de cada Pré candidato;os que já estão no poder já mostraram seus projetos;os pré ,nós temos necessidade e obrigação de conhecer,para poder apoiar ou não as candidaturas.
      Lucia Clapp

Comente

Partido Verde - 2011
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Comunicação
Alguns direitos reservados

CLN 107 Bloco C Sala 204 - Asa Norte Brasília/DF - Cep: 70.743-530 Produzido por