Em ato que reuniu secretários municipais, parlamentares, lideranças partidárias e pré-candidatos às eleições municipais deste ano, nesta quinta-feira (10), o PV formalizou o acordo de apoio à pré-candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo. Estiveram também presentes no evento, realizado na Câmara Municipal de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab e o próprio Serra, a quem foi entregue um documento com 11 pontos como contribuição para um programa de governo de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU para o século 21.

Ao falar sobre a aliança com o PSDB, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge — cotado como candidato a vice-prefeito na coligação, já que era o candidato preferencial dos verdes à prefeitura –, relembrou as origens da parceria com os tucanos desde o governo de Franco Montoro e destacou o trabalho desenvolvida nos últimos sete anos de gestão Serra/Kassab. “Esta é uma proposta de coligação coerente. Significa uma avaliação rigorosa da conjuntura da cidade de São Paulo”, disse Jorge, para quem o próximo pleito tem alcance em todo o país. “Esta eleição é a mais importante do Brasil em 2012 e terá repercussão nacional. Por isso o PV tem que apresentar uma visão nacional do que quer para os próximos anos.”

 Jorge destacou ainda o papel do PV como ponto de equilíbrio no embate ideológico travado no ultimo século entre o capitalismo e o socialismo. “Essa é a novidade. Representamos a terceira força. Devemos pensar em uma nova forma de produzir e consumir. É fundamental que a questão ambiental esteja situada no mesmo patamar que a questão econômica e a social” .

O secretário chamou ainda atenção da militância para a importância da renovação e ampliação da bancada verde de vereadores e de seu enraizamento na sociedade a partir de um processo de descentralização política. “É isso que vai permitir a eleição dos conselhos regionais e uma participação e uma influência cada vez maior na administração da cidade”. 

 O deputado federal e presidente nacional do PV, Penna, que liderou o movimento de apoio à pré-candidatura de José Serra, ressaltou o papel da bancada no Congresso no debate de pautas como a do Código Florestal e a defesa do princípios do partido, lembrando aos verdes que nesses eleições o PV “não está concorrendo só pra ganhar”. “Estamos construindo algo diferenciado”, disse. “Não há derrota ou vitória. Existe um processo de construção e de conquistas na sociedade. E cada passo é um movimento para fortalecer nossas bandeiras.”

 Para o prefeito Gilberto Kassab o manifesto de apoio à pré-candidatura tucana é a largada para a corrida que reconduzira Serra à prefeitura paulista para mais um mandato. “Este apoio fortalece a pré-candidatura e incentiva a outros seguirem o mesmo caminho.”

 Em seu discurso Serra agradeceu o apoio dos verdes, prometeu analisar o documento apresentado e fez uma digressão de seu passado envolvido com as causas ambientalistas, apontando dois momentos marcantes. Um relacionado ao projeto de despoluição da região de Cubatão, quando esteve á frente da secretaria de planejamento no governo de Franco Montoro. Outro na elaboração do capítulo reservado ao meio ambiente durante a Constituinte em parceria com Fabio Feldman.

Serra falou também dos avanços conquistados nos últimos anos como a multiplicação de parques na cidade de são Paulo, a renovação da matriz energética do setor de transportes e a introdução da bicicleta como meio de locomoção. E em sua gestão prometeu investir no que para ele é base para uma gestão sustentável: a educação ambiental. “Educação é a chave. Por isso vamos turbinar esse processo. O que não podemos é correr atrás do prejuízo.”



Um comentário sobre PV anuncia apoio à candidatura de Serra em São Paulo

  1. Kerolain em 13 de maio de 2012

    Coincidência ou não o Partido Verde de Alvorada RS também tem um pré candidato a Prefeito que também se chama Jorge.

Comente

Partido Verde - 2011
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Comunicação
Alguns direitos reservados

CLN 107 Bloco C Sala 204 - Asa Norte Brasília/DF - Cep: 70.743-530 Produzido por