À convite da Universidade de Brasília, o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), debateu , na última semana com os estudantes doMestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas, os principais temas em discussão no Congresso Nacional.  A iniciativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB tem como objetivo formar profissionais com perspectiva socioambiental para atuarem no campo indigenista. A primeira turma de formandos conta com 26 estudantes, dos quais 14 são indígenas.

Os alunos indígenas são das etnias Apurinã, Surui, Bakairi, Xavante e Maxacali mostraram-se preocupados com os efeitos das mudanças no Código Florestal e o conteúdo da Proposta de Emenda Constitucional 215/00 que passa para o Congresso Nacional a atribuição de criar e modificar áreas indígenas, de quilombolas e parques nacionais. O deputado foi apresentado aos alunos pelo diretor do CDS, Saulo Rodrigues, que ressaltou o trabalho de Sarney Filho no Ministério do Meio Ambiente. “Quando foi ministro, Sarney Filho teve um papel importante na consolidação da política ambiental”, destacou.

O deputado fez um relato aos alunos sobre as propostas em discussão no parlamento envolvendo o Estatuto do Indio, a exploração de minérios em áreas indígenas e mudanças na legislação que ele considera “um retrocesso na legislação socioambiental”.

“Se a PEC 215 , já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça não for barrada, ficará muito difícil criar novas áreas porque a bancada ruralista tem maioria nas votações. Daí a importância de uma ampla mobilização da sociedade para evitar que isso ocorra”, alertou o deputado.

Os alunos apontaram o aumento da violência em áreas indígenas desde o anúncio de possíveis mudanças na legislação e pediram o apoio dos deputados para impedir novas agressões. Eles citaram os casos que vem ocorrendo no Mato Grosso do Sul, de agressões e assassinatos de índios Guarani- Kaiowá. Sarney Filho adiantou que irá propor uma reunião conjunta da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que ele preside e a Comissão de Direitos Humanos.

Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho



2 comentários sobre Sarney Filho critica retrocessos na legislação ambiental em debate na UnB

  1. LUZIA BARROS NAZARENO em 20 de abril de 2013

    LUZIA BARROS NAZARENO em 20 de abril de 2013
    Seu comentário está aguardando moderação.

    QUERO ME AFILIAR NO ARTIDO VERDE
    FONE 86-88153839/98089088

  2. LUZIA BARROS NAZARENO em 20 de abril de 2013

    QUERO ME AFILIAR NO ARTIDO VERDE
    FONE 86-88153839/98089088

Comente

Partido Verde - 2011
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Comunicação
Alguns direitos reservados

CLN 107 Bloco C Sala 204 - Asa Norte Brasília/DF - Cep: 70.743-530 Produzido por