Artigo do Dep.Fed. José Paulo Tóffano (SP):

O Fórum Mundial da Água reuniu técnicos, parlamentares, chefes de estado e a sociedade civil em Istambul, na Turquia. O ponto forte foi a ampla participação parlamentar, fazendo o assunto entrar na agenda dos estados nos quais não estava e fortalecendo onde já existia essa preocupação.

A cidade de Istambul tem, no mínimo, dois componentes que a tornam especial quando recebe um evento relacionado ao tema água. O primeiro deles é ser a única cidade localizada parte na Europa, parte na Ásia, separada exclusivamente por uma ponte sobre o estreito de Bosphorus, ponto estratégico na geopolítica mundial. O segundo é que lá a água era motivo de preocupação por volta do ano 500, quando começaram a ser construídas suntuosas cisternas que garantiam o abastecimento da cidade nos momentos de guerra.

A cidade européia-asiática sucedeu a Cidade do México nesse encontro organizado pelo Conselho Mundial da Água e que acontece a cada três anos. Fóruns de preparação aconteceram em várias regiões do planeta nos cinco continentes, envolvendo parlamentares, capacitando-os e estimulando-os para o assunto.

Tive a oportunidade de promover, como presidente da comissão de meio ambiente do Parlasul, em parceria com a Rede de Vigilância Interamericana pelo direito à água, um fórum preparatório na cidade de Montevidéu, com maciça participação de parlamentares do Mercosul e da sociedade civil. Depois foi a vez de Foz do Iguaçu congregar os países das Américas. Retiramos de lá um documento que foi apresentado em Istambul.

Este documento lembra das metas de desenvolvimento do milênio, estabelecidas pela ONU que propõe a redução pela metade das pessoas sem acesso sustentável à água potável e saneamento básico até 2015. Nós brasileiros temos tudo para alcançar essas metas. Mas e o restante do mundo? Como podemos colaborar? Quais consequências nos atingirão se outros países não alcançarem as metas?

Ainda que estejamos caminhando para atingir as metas da ONU, temos desafios espinhosos pela frente. Não temos regulamentação adequada para o uso da água nem para o pagamento dos serviços ambientais de quem se preocupa em conservá-la no sistema. Precisamos criar fórmulas que incentivem a conservação e a reposição de remanescentes florestais, fundamentais para o aumento do estoque hídrico. Quem presta esse serviço ao ecossistema tem que ser recompensado.

Não temos legislação específica para nossas águas subterrâneas, embora abriguemos aquíferos importantíssimos sobre nossos pés. Hoje temos dados suficientes para pilotar leis que regulem a prospecção de água do Aquífero Guarany, tanto que produzimos uma recomendação, ainda que genérica, através do Parlasul.

Sentimos a ausência de compromisso governamental nas três esferas de poder para a manutenção de fundos que sustentem uma política consistente e permanente para o assunto. Isto possibilitaria planejamento a longo prazo e daria segurança para todos envolvidos no processo.

Falta definição quanto ao uso para irrigação, responsável por mais de 70% da água que retiramos de nossos corpos líquidos e de nossos lençóis freáticos. Transferência de tecnologia somada a investimento poderia racionalizar o uso do bem para este fim. A cobrança pelo uso da água ainda enfrenta resistência por parte de muitos produtores e de governos centralizadores.

Um quinto dos rios compartilhados por mais de um país passam pelo Brasil. São mais de 50 deles entre o Oiapoque e o Chuí. Acordos para manejo sustentável dos mesmos praticamente inexistem. Para que progridam é necessário que criemos uma certa convergência nas legislações ambientais dos países em questão.

Pelos motivos acima expostos, decidiu-se criar um grupo de parlamentares responsável por elaborar e estimular uma plataforma de leis que tratam dos recursos hídricos em vários países e que se tornará uma referência. A partir daí, a troca de idéias e de conhecimento irá preparar parlamentares para tratar do assunto com propriedade e que possam produzir um arcabouço legal à altura da importância do tema.

José Paulo Toffano é deputado federal (PV/SP), presidente da comissão de meio ambiente e desenvolvimento regional sustentável do Parlasul e secretário nacional de formação do Partido Verde.



3 comentários sobre Istambul 2009 – Água entra na agenda dos parlamentos

  1. Missao Tanizaki em 1 de dezembro de 2009

    Medidas do CONAMA & AGUAPÉ

    Ao CONAMA os PARABÉNS da Equipe BR do AGUAPÉ – acesse matéria pelo link que segue.

    http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Noticia_Detalhe.aspx?codigo=17531

    Reduzir as Emissões de Gás Carbônico é muito pouco.

    Reduzir o Desmatamento, também, é muito pouco.

    A Mudança Climática é muito mais do que Emissões de Gases do Efeito Estufa.

    Os Mares & Oceanos estão sendo utilizados como o “LIXÃO” da HUMANIDADE, pois tudo acaba lá – as MEDIDAS do CONAMA é Muito Importante para REVERTER esse ABSURDO.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem a expor o que segue.

    Os Paises Desenvolvidos, em sua maioria podem / devem dar suas contribuições, através da utilização de Tecnologias mais LIMPAS.

    Já os Demais Países, inclusive o Brasil, podem / devem utilizar outra ESTRATÉGIA, muito Mais EFICIENTE & muito Menos HONEROSA – INVESTIR em Agricultura ORGÂNICA.

    Com a Implementação de imenso número de Pequenas Barragens podemos Implementar a Produção do AGUAPÉ no Brasil, em Grande ESCALA, DESPOLUINDO as ÁGUAS, em todo Território Brasileiro, Potencializando os nossos RECURSOS HÍDRICOS e tornando o Brasil IMBATÍVEL na Produção de BIOMASSA que será capaz de SUBSTITUIR a Produção Petrolífera & Derivados.

    A Agricultura ORGÂNICA, também, é uma das Grandes SAÍDAS para o Brasil & Paises em Desenvolvimento – ESQUECERAM do MINISTÉRIO da AGRICULTURA

    Através da Agricultura ORGÂNICA podemos devolver / enterrar imensa Quantidade de Carbono ao SOLO, gerando Milhões de Empregos Dignos aos Cidadãos Brasileiros, reduzindo automaticamente Os atuais níveis da CRIMINALIDADE, induzindo O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL .

    Para Ampliar a Agricultura ORGÂNICA é muito importante uma Boa Fonte de Biomassa para produzir o Bio-Fertilizante, em ESCALA, o Principal Insumo da Agricultura ORGÂNICA, e para isso a Natureza disponibilzou para os nossos Produtores Rurais o AGUAPÉ, podendo, ainda, ser empregado para uma infinidade de outros fins -– Um Fantástico Recurso Natural que apresenta Altíssima Produtividade, incomparável a qualquer outro Recurso Natural, e pode atuar em todos os sentidos para promover a Correção de Grande Parte dos ERROS que a HUMANIDADE tem cometido ao longo do tempo.

    ALERTA, em nome da ÉTICA ! ! ! ! ! ! !
    Na Manipulação do AGUAPÉ recomenda-se Muito Cuidado porque a INEXPERIÊNCIA pode levar o INDIVÍDUO à sua MORTE.
    Seja Extremamente Cuidadoso ! ! ! ! ! ! !

    NOTA: se acredita em Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL, faça a sua parte DIVULGANDO esse comentário da Equipe BR do AGUAPÉ.

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  2. Missao Tanizaki em 18 de outubro de 2009

    Comentário sobre a Matéria: Ministério do Meio Ambiente propõe cortar até 40% do CO2 e assemelhados

    A toda Proposta de Redução de Emissão de Gáses Nocivos e / ou outras POLUIÇÕES requer necessariamente estabelecer e / ou criar um RECURSO ALTERNATIVO que seja, de FATO, SUSTENTÁVEL – por isso ALERTO todas as Autoridades Mundiais que estão empenhando esforços totalmente equivocados, pois o que vem sendo CONSTRUIDO é PÉSSIMO porque, apenas, servirá para produzir / acumular TENSÕES, equivalentes a muitos Milhares de Bombas Atômicas que, em algum momento, causará a IMPLOSÃO da Economia Globalizada e como conseqüência, também, promoverá a IMPOLOSÃO de Biodiversidade do Planeta Terra, através do Efeito DOMINÓ, nisso incluímos toda HUMANIDADE.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem a ÚNICA Alternativa, de FATO, SUSTENTÁVEL a um bom tempo. Recentemente o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, segundo a matéria (Países precisam discutir “re-carbonização” do solo) que pode ser acessada pelo link que segue, dá uma demonstração à Humanidade de que estamos no Caminho CORRETO, mas eles não citam como & através de que RECURSO realizar a “re-carbonização” do solo.

    http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2009/10/13/al_gore_mudancas_climaticas_fiesp.ntc

    Para a nossa Equipe BR do AGUAPÉ podemos / devemos utilizar o AGUAPÉ porque só esse RECURSO NATURAL RENOVÁVEL pode substituir os Seres Humanos na TAREFA que jamais assumirão – SOMENTE o AGUAPÉ pode Despoluir as ÁGUAS, retirar o Excesso do Gás Carbono da Atmosfera e incorporá-o ao solo, através da Produção Agropecuária ORGÂNICA, além disso tem Potencialidade para Substituir toda Produção Mundial do PETRÓLEO, podendo se tornar Muito Importante para se estabelecer O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL, pois, também, tem Potencialidade para Gerar Muitos Milhões de Empregos DIGNOS de que tanto necessitam muitos Povos Sofridos / Massacrados porque não se estabelece as Soluções SUSTENTÁVEIS, certamente devido as FORÇAS EXTRANHAS (NÃO – ÉTICAS) que sempre atuaram contra, em toda História da Humanidade.

    Agora resta convidar todas as Autoridades ÉTICAS desse Planeta Terra para uma Boa REFLEXÃO e quando julgar necessário estabelecer contato pelo e-mail abaixo.

    NOTA: conheça mais um pouco mais sobre os nossos propósitos acessando a Reportagem de Montezuma através do link que segue.
    http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=459:planta-da-amazonia-ajuda-na-despoluicao&catid=1:noticias&Itemid=316

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  3. Missao Tanizaki em 27 de agosto de 2009

    Brasileiros: Vamos sair na Frente em ÁGUA POTÁVEL, entre outros RECURSOS ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Em Pouso Alegre / MG, segundo o Colega FFA, Amadeu, a prefeitura não tem uma destinação do AGUAPÉ que são juntadas durante a limpeza de algumas áreas alagadas.

    O trabalho é realizado para Preservar a Qualidade das Águas. Algo semelhante, também, já ocorreu no Lago Paranoá, em Brasília / DF.

    Provavelmente isso já vem ocorrendo em muitos outros municípios, mas todos esses MUNICÍPIOS não sabem dar a destinação da BIOMASSA do AGUAPÉ. Muitos estão, até, pecando porque estão utilizando Produtos Químicos Tóxicos para erradicação desse AGUAPÉ, contaminando mais as ÁGUAS.

    O AGUAPÉ vem sendo, equivocadamente, considerado como uma PRAGA pelos Prefeitos de muitos Municípios Brasileiros & Autoridades de muitos Países.

    Nós FFA’s & demais Profissionais / Categorias, devemos esclarecer às nossas AUTORIDADES esse EQUÍVOCO & Valorizar esse FANTÁSTICO RECURSO que DEUS e/ou a NATUREZA nos deixou de PRESENTE para promover o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Com um MANEJO & DESTINAÇÃO CORRETA esse AGUAPÉ poderá se tornar no “SANTO REMÉDIO da HUMANIDADE” para resolver os principais problemas que está enfrentando na atualidade – Esse “SANTO REMÉDIO” resolverá e/ou amenizará sensivelmente as Questões das Mudanças Climáticas, podendo se tornar no Principal Substituto do PETRÓLEO & o mais Importante Recursos que poderá garantir AGUA de QUALIDADE para todos os POVOS ter o que BEBER e empregá-la nos diversos fins – o AGUAPÉ é o mais Importante Despoluidor das ÁGUAS.

    Com as AUTORIDADES BRASILEIRAS mais CONSCIENTES sobre a Importância do AGUAPÉ, poderemos iniciar um Novo Trabalho para a Implementação de muitos Milhares de Pequenas Barragens para a Produção de AGUAPÉ, em Grande ESCALA, certo que isso, indiscutivelmente, contribuirá decisivamente para que A AGROPECUÁRIA NACIONAL se CONSIDOLIZE DEFINITIVAMENTE proporcionando Muitos Milhões de Empregos Dignos no Brasil.

    Mais na frente Novos Trabalhos deverão ser desenvolvidos e para o SUCESSO, em cada Nova Luta, a Sociedade Brasileira precisará continuar trabalhando Somando Esforços – UNIDOS alcançaremos o SUCESSO & derrotaremos a CRIMINALIDADE ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Nota: este comentário foi disponibilizado no site Ambiente Brasil – vide link: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=47832

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    missao.tanizaki@ada.com.br (NOVO)
    missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)

    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Comente

  • Últimas Notícias

  • Cadastre-se

    Receba nossos informativos no seu e-mail.

Partido Verde - 2011
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Comunicação
Alguns direitos reservados

CLN 107 Bloco C Sala 204 - Asa Norte Brasília/DF - Cep: 70.743-530 Produzido por
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com