O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA) defendeu durante reunião do príncipe Charles com parlamentares no gabinete do presidente do Senado, José Sarney, que os países ricos devem pagar pelos serviços ambientais prestados pela Amazônia ao Brasil e a todo o Planeta, ajudando a manter a qualidade do clima. Esta contrapartida, segundo afirmou, servirá para manter a floresta em pé a apoiar as populações que ali vivem, preservando a biodiversidade de um dos biomas mais ricos do mundo que poderá ser aproveitado economicamente para a cura de várias doenças e em outras áreas, como a bioengenharia.

sarneyfilho_2

O deputado defende que o governo e a sociedade brasileira precisam definir de vez, se querem ver a Amazônia como mais uma fronteira agrícola a ser ocupada ou querem este importante bioma “prestando serviços internacionais como a qualidade do ar, da água, solo e o regime de chuvas que ele influência”. A região, disse o deputado, é grande mantenedora de estoques de gases do efeito estufa e conta com uma biodiversidade que poderá ser aproveitada economicamente para a cura de várias doenças.

O durante o encontro, o coordenador da Frente informou ao príncipe sobre a iniciativa do Congresso Nacional que é hoje o primeiro parlamento no mundo com certificado de Carbono Zero, isto é, a Câmara e o Senado fizeram um inventário completo das emissões de gás carbono que produzem e para compensar esta poluição foram plantadas árvores que seqüestram o carbono da atmosfera. (Assessoria do Dep. Federal Sarney Filho):



2 comentários sobre Sarney Filho: países ricos devem pagar por serviços ambientais

  1. tatiane em 19 de setembro de 2009

    Se nós brasileiros não tivermos consiência de quão rica é nossa Amazônia, esta será banalizada e pouco importará seu valor. Por mais que sejam realizadas mobilizações,as vezes parece que estas são centradas e muitos ignoram ou até desconhecem nossa situação. É lamentável.

  2. Maria do Carmo Maciel Di Primio em 17 de setembro de 2009

    A Amazônia brasileira é dos brasileiros!!!
    A idéia defendida por este senhor, será o pontapé fatal para a internacionalização definitiva da nossa Amazônia.
    Da Amazônia cuidamos nós…. vamos educar e conscientizar a população brasileira, os nossos governantes, os políticos brasileiros em geral e principalmente as nossas crianças.
    País rico é o Brasil!!!

Comente

Partido Verde - 2011
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Comunicação
Alguns direitos reservados

CLN 107 Bloco C Sala 204 - Asa Norte Brasília/DF - Cep: 70.743-530 Produzido por